Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Barra do Bengala tem sua ponte reconstruída


Moradores da comunidade de Barra do Bengala
 já utilizam a ponte reconstruída pela SEOBRAS.
 

Iniciada em abril deste ano, a ponte da Barra do Bengala, localizada na Pedra Branca, no 3º distrito de Bom Jardim, já está concretada e dando acesso a população.

A Ponte que havia no local foi levada pelas enchentes de janeiro de 2011 e uma nova ponte está sendo entregue, pela SEOBRAS – Secretaria de Obras do Estado, à comunidade.

Há menos de duas semanas a ponte foi montada com auxílio de um grande guindaste. Todo o processo foi acompanhado pelo engenheiro, Sr. Matheus, da Premag Construtora, empresa responsável pela obra.

Com 42 metros de extensão e um passeio (passarela para pedestre) a ponte já pode ser utilizada pela comunidade do local, que depende muito do acesso principalmente para o escoamento da produção, por se tratar de uma área de produção agrícola.

A comunidade estava utilizando uma ponte improvisada para veículos leves. Já os pedestres, utilizavam uma passarela, também improvisada, feita pela prefeitura.

Segundo o Subsecretário Affonso Monnerat, a ponte foi construída dentro dos padrões e procedimentos corretos para que não haja mais problemas de acesso caso venha ocorrer a elevação do nível do Rio Grande. Monnerat, relata ainda, que em todas as construções das pontes foram feitos estudos de vazão para que as obras fossem feitas dentro dos padrões adequado o que acarreta na demora da construção. A ponte foi construída num comprimento maior e mais alta para atender de forma eficiente a população em determinadas situações, não represando e não comprometendo as cabeceiras em caso de enchentes.

Moradores do local ficaram satisfeitos com a obra e reconheceram que embora a ponte não tenha sido reconstruída logo após a catástrofe a mesma ficou muito boa e melhor do que a ponte anterior que era muito antiga.

Monnerat anunciou também a reconstrução de 24 pontes que já estão em andamento nas cidades de Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis, Areal, Sumidouro e Petrópolis.

Em Bom Jardim estão em andamento às pontes de Venda Azul, Barrozo, Ribeirão de São Domingos, Goiabal e Barra Grande na Ponte Berçot.

Monnerat ressalta ainda que as outras pontes estão sendo licitadas pelo DER-RJ e que até o final de 2012 todas as pontes devem estar reconstruídas.

Fonte: GoodWeb

0 comentários:

Postar um comentário