Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ginásio Bom Jardim

Histórico e curiosidades acerca do Ginásio Bom Jardim.

Fonte: Blog "Um Bom Jardim de Cultura", criado e mantido pelo Projeto Mídia Digital (da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim) coordenado pelo professor Marlon Antônio Rodrigues da Silva.

Fachada do extinto Ginásio Bom Jardim, na Av. Péricles Correa da Rocha, centro.
O antigo prédio ainda existe, ao lado do Colégio Estadual Ramiro Braga.
(Foto restaurada pelo Projeto Mídia Digital)
Cronologia sintética do Ginásio Bom Jardim

1947 - Ano de fundação do Ginásio Bom Jardim. Seus proprietários eram os professores Messias de Moraes Teixeira e seu primo Wilson de Moraes Teixeira.

1965 - Péricles Corrêa da Rocha compra o Ginásio Bom Jardim . Ainda nesse ano os freis franciscanos assumem a administração do Ginásio. O professor Wilson Teixeira continuou na direção.

1966 - O professor Cícero Monnerat assume a direção do Ginásio. Nesse mesmo ano, Péricles Corrêa da Rocha doa parte de um terreno (onde hoje se encontra o Colégio Santo Agostinho) à Ordem dos Agostinianos Descalços.

1969 - O professor Clirton Rego Cabral assume a direção do Ginásio.

1971 - É inaugurado o Colégio Santo Agostinho (faltando concluir apenas a construção da Capela). É o fim do Ginásio Bom Jardim.


Curiosidades:

- No início da década de 1960, as aulas de educação Física ocorriam no campo do Bom Jardim Esporte Clube.

- A autora do Hino de Bom Jardim, Ika, era professora de Música no Ginásio.

- A escola criou sua Banda Marcial para apresentações nas principais datas cívicas: Dia da Pátria e Aniversário do Município.

- Vários professores do Ginásio se destacaram lecionando em escolas de renome na região.

- Foi o primeiro educandário de nível ginasial no município de Bom Jardim. Antes de sua criação, os estudantes precisavam se deslocar para Nova Friburgo ou Cantagalo.


Breve Histórico do Ginásio Bom Jardim

Em meados da década de 40 faltava ainda em Bom Jardim muita coisa. Mas, com certeza, aquilo que mais faltava às famílias bom-jardinenses era seus filhos poderem concluir o ensino ginasial na própria cidade, já que nossa cidade só contava com escolas primárias. Com isso, apenas os privilegiados financeiramente do município conseguiam concluir o Ginásio, enviando seus filhos para outros centros como Cantagalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro.

Dono de uma visão empreendedora e sagaz, o dono dos Colégios Modelo (de Nova Friburgo) e Euclides da Cunha (de Cantagalo), Messias de Moraes Teixeira, tomou a iniciativa de preencher essa lacuna no ensino bom-jardinense, junto com seu primo Wilson Braz Teixeira. Assim, em fevereiro de 1947, foi aberto o Ginásio Bom Jardim, no prédio que pertencia à família Pereira de Lemos, localizado na Av. Péricles Corrêa da Rocha (conhecida na época como Rua Nova, em frente ao córrego Floresta).

No período de quase três décadas, o Ginásio Bom Jardim foi a referência educativa do município, formando uma grande parte da nossa população e de cidades vizinhas.

Além do curso ginasial, que funcionava durante os turnos da manhã/tarde, o Ginásio abrigou em suas dependências um Curso Normal à noite, que recebeu o nome de Escola Normal Joana Cantanheda Monnerat, em homenagem à excelente professora que marcou o ensino no município.

Em 1965, Péricles Corrêa da Rocha adquiriu o Ginásio Bom Jardim.

Em 1966 o dr. Péricles comprou um terreno, doando-o em seguida para a Ordem dos Agostinianos Descalços. Nesse terreno começou a construção de um novo prédio, tornando-se o Colégio Santo Agostinho em 1974.

Assim se encerrou a trajetória de uma instituição que se tornou fundamental à educação dos jovens em termos de ensino médio no município e cuja importância jamais será esquecida pelos cidadãos municipais.

Primeira turma de ginasianos do Ginásio Bom Jardim - 1950.
Foto publicada por Luiz Otávio Andrade no blog "Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim".
Veja mais informações sobre o Ginásio Bom Jardim clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário