Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pacote para a Região Serrana do RJ será de R$ 700 milhões

Medidas vão beneficiar municípios atingidos por enchentes e deslizamentos.

‘Vamos começar pela contenção de encostas’, disse secretário de Obras.

Por Bernardo Tabak, do G1 RJ

O secretário estadual de Obras em exercício, Hudson Braga, comentou, nesta quinta-feira (2), sobre o pacote de medidas para a Região Serrana do Rio de Janeiro. Segundo o secretário Hudson Braga, o pacote vai ser anunciado nesta sexta-feira (3), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

O pacote, no valor de R$ 700 milhões, é direcionado aos sete municípios da Região Serra que foram afetados por enchentes e deslizamentos no começo de janeiro deste ano: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Sumidouro e Bom Jardim.


“Vamos começar as obras pela contenção de encostas nos três municípios que foram mais afetados: Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis”, afirmou Braga. “A construção e a recuperação das pontes, próxima etapa das medidas, também vai ser priorizada nesses três municípios”, acrescentou.

O secretário também ressaltou que vão ser construídas unidades habitacionais em todos os municípios atingidos pelas chuvas. “Atreladas às obras para a construção de moradias, vamos ter um pacote para construir a infraestrutura nessas regiões, com o objetivo de instalar sistemas de água, esgoto, de energia elétrica e de transportes”, explicou Braga. “Na segunda-feira (6), já começam as obras desse pacote”, finalizou.

Mais de 900 mortos

A enxurrada de janeiro que atingiu as cidades da Região Serrana deixou mais 900 mortos, de acordo com as prefeituras dos municípios mais afetados pelas chuvas. Em março, um relatório do governo do estado do Rio fez um alerta às sete cidades atingidas pelas chuvas. O levantamento apontou que 700 encostas podem desabar. A maioria, no município de Nova Friburgo.

No dia 12 de maio, um protesto na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio lembrou a tragédia das chuvas na Região Serrana. Moradores de Teresópolis dizem que nesses quatro meses pouco foi feito para ajudar as vítimas a reconstruir a cidade e fincaram duas mil cruzes na areia para lembrar os mortos na enxurrada.

0 comentários:

Postar um comentário