Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DRM realiza novas oficinas pelo interior do estado

Por Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Trabalho antecede mapeamento das áreas de risco

O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) vai realizar oficinas de trabalho que precedem o mapeamento de áreas de risco iminente em três municípios fluminenses, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu e Sumidouro.

Hoje foi a vez de Bom Jardim receber a oficina. Amanhã (17/06) é a cidade de Cachoeiras de Macacu e na próxima terça (21/06), acontece em Sumidouro. Os municípios fazem parte do último bloco de setores licitados.

- É uma fase de extrema importância, pois é necessário que os prefeitos, secretários, Defesa Civil municipal e lideranças locais possam conhecer o processo de mapeamento e interagir com nossas equipes. O mapeamento está sendo feito preventivamente para subsidiar as ações dos municípios para redução do risco associado a deslizamentos - esclarece Flavio Erthal, presidente do Serviço Geológico.

Em acordo com o Termo de Referência do mapeamento, especialmente elaborado pelo DRM-RJ, técnicos do Serviço Geológico e da empresa de consultoria contratada fazem, durante um dia inteiro, a apresentação dos objetivos da cartografia de risco a escorregamentos às autoridades locais e à comunidade, para subsídio à definição das etapas de execução dos serviços e agilização de produtos técnicos de interesse dos municípios.

A partir das oficinas, os técnicos cadastram as diversas áreas apresentadas e as colocam em mapas e fotografias aéreas, como subsídio para definição do plano de vôo que será feito com helicóptero. Durante o sobrevôo, são tomadas várias fotografias oblíquas, onde serão delimitadas as áreas de risco iminente no município.

- Este levantamento, uma vez concluído, mostrará o perímetro das áreas de maior risco nos municípios, assim como as moradias em risco e servirão de base para as medidas a serem tomadas no âmbito do Programa Morar Seguro - explica o presidente.

O programa de mapeamento preventivo do DRM-RJ, tornado realidade com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – FECAM, em parceira com Secretaria de Estado do Ambiente e o INEA, acontece desde maio de 2010, abrangendo 31 municípios do estado.

0 comentários:

Postar um comentário