Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Convênio apoiará exportadores da região serrana do Rio de Janeiro

Alana Gandra, repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Parceria firmada entre o governo fluminense, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis), e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pretende estimular as exportações dos municípios devastados pelas chuvas de janeiro deste ano na região serrana do estado.

O programa conjunto será lançado no próximo dia 30, em Petrópolis e Teresópolis e, no dia 1º de julho, em Nova Friburgo. A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, disse que poderão se inscrever para participar empresários de todos os demais municípios afetados pela enxurrada (Areal, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Bom Jardim).

Essa primeira etapa do programa objetiva identificar oportunidades de negócios voltados ao mercado internacional. Segundo Dulce, as reuniões se destinam a “preparar, organizar, instruir (os empresários) de que maneira eles devem apresentar seus produtos e despertar o interesse dos compradores que virão em setembro”.

Na segunda fase, a Apex-Brasil levará à região compradores que serão buscados no exterior. A subsecretária disse que a divulgação dos eventos entre as indústrias é muito importante para atrair investidores para os setores metalmecânico, têxtil e bijuterias, alimentos e bebidas, móveis, artesanato e tecnologia da informação. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.apexbrasil.com.br.

A subsecretária antecipou que outra ação que está sendo desenvolvida, para aplicação no médio prazo, envolve um convênio entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Apex-Brasil. O convênio prevê o treinamento de alunos do último semestre de diversos cursos, com destaque para engenharia da produção, para formação de futuros exportadores.

Edição: João Carlos Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário