Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

domingo, 20 de novembro de 2011

Prefeitura de Bom Jardim e Governo do Estado se reúnem para discutir normatização para estabelecimentos avícolas


ASCOM – Prefeitura de Bom Jardim

A prefeitura de Bom Jardim, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, promoveu no dia 16 de novembro, em razão da retomada de crescimento da avicultura no município, reunião com os produtores bom-jardinenses sobre a Instrução Normativa MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) nº 59 por tratar-se de alterações em dispositivos da Instrução Normativa MAPA nº 56, como metragem e prazos. O evento foi realizado na sala de reuniões do Sindicato Rural de Bom Jardim e teve início às 14h.

A reunião foi aberta pelo representante da Rica, Klinger Farias, que explicou que a empresa Rica está buscando soluções para melhorar o transporte de entrega de ração, para que assim, os integrados obtenham melhores resultados. “Estamos buscando uma logística que facilite e otimize o processo de entrega. A Rica acredita e aposta nos seus integrados de Bom Jardim, pois percebe o empenho e a vontade de todos”, explicou o técnico Klinger.

Em seguida, o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Marcos Tadeu Erthal, ressaltou a importância do encontro. “Essa reunião será muito importante para que estejamos de acordo com a nova normatização do Ministério da Agricultura sobre a avicultura. Outro ponto importante a noticiar é que a secretaria de estado de Agricultura, através do secretário Christino Áureo, informou que até o fim de novembro, uma patrulha mecanizada, como a que veio após a enchente e ficou por seis meses, será licitada para ficar em Bom Jardim por dois anos. A patrulha deve estar disponível para o município no próximo mês e atuará nas estradas vicinais, facilitando o escoamento de toda produção rural”, disse Marcos Tadeu, que aproveitou o atraso da equipe da secretaria de estado de Agricultura e solicitou a apresentação dos consultores da empresa Maranhão, que falaram sobre projetos e linhas de crédito.

Logo após os consultores, a Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Sanidade Avícola, Valéria Teixeira, chegou ao local do encontro e explicou as alterações feitas da IN nº 56 para a IN nº 59, além de justificar a realização da reunião por motivo da reativação das granjas em Bom Jardim. “Tivemos algumas modificações da instrução normativa 56 para a 59 e por isso, temos que nos adequar a elas, atendendo às técnicas, normas e atualizações documentais, nas instalações e nas medidas de controle sanitário. Mas o primeiro passo a ser dado é registrar a granja junto à secretaria de estado de Agricultura”, elucidou a coordenadora.

Finalizando a reunião, o secretário Marcos Tadeu, agradeceu ao Sindicato Rural, em nome do seu presidente, Roberto Monnerat, pelo empréstimo do local, e aos produtores presentes.

0 comentários:

Postar um comentário