Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"Camerata Brasilis" no Teatro de Bom Jardim


A "Camerata Brasilis" é uma pequena orquestra formada por 9 integrantes, em sua maioria jovens músicos, que demonstram admirável domínio de seus instrumentos e profundo conhecimento de sua linguagem musical, despontando no cenário da música instrumental nacional.

Especializada em choro, gênero musical genuinamente brasileiro, a orquestra se apresentará no Teatro Municipal do Galpão Cultural Margaret de Jesus no domingo, 4 de dezembro, às 19h.

A classificação é livre e a entrada é franca. Os ingressos gratuitos poderão ser obtidos no Galpão Cultural na semana anterior ao espetáculo.

Sobre

Camerata Brasilis é uma pequena orquestra popular de câmara, que se dedica a trabalhar o repertório do choro de todas as épocas com composições e arranjos originais. A Camerata busca, através do aprofundamento nessa linguagem, a expressão da música instrumental brasileira de hoje e vem fazendo um intenso trabalho de pesquisa, criação e difusão deste fazer musical.

O encontro desses instrumentos, em uma formação para além do regional e da orquestra de câmara, revela sonoramente a singularidade da Camerata Brasilis e sua busca pela interseção entre a música de câmara e a de roda, entre a precisão e o swing, entre o escrito e o improvisado.

 Formada em 2008, no rico ambiente da Escola Portátil de Música, a Camerata Brasilis tem como principal referência a histórica Camerata Carioca, que teve Radamés Gnattali como mestre e mentor nessa arte que transpõe as barreiras entre erudito e popular. Outra importante influência foi a Camerata Portátil, da Escola Portátil de Musica, que teve um papel importantíssimo na formatação dessa sonoridade impar que a Brasilis herdou.

A Camerata Brasilis foi selecionada no Programa Petrobrás Cultural/2010 e está em fase de gravação de seu primeiro CD e preparação da turnê de lançamento. Em 2011 também estará ao lado da grande cantora Teca Calazans, para gravação de CD e temporada de concertos.

A Camerata Brasilis, que já se apresentou em importantes salas de musica do Rio de Janeiro como a sala Baden Powell, o Centro de Referencia da Musica Carioca, na série Instrumental Finep, na Rádio Nacional e outros,  vem ganhando apoio de músicos de peso como Mauricio Carrilho, Paulo Aragão, Naomi Kumamoto, Teca Calazans, Pedro Paes, Luciana Rabello, Jayme Vignolli, dentre outros, que contribuem com arranjos originais para a formação ou mesmo com participações especiais em shows.

0 comentários:

Postar um comentário