Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cerimônia de abertura da Exposição de Aperibé

Na quinta-feira, 27 de outubro, foi aberta uma mostra de algumas peças do Museu e Casa da Cultura de Aperibé na cidade de Bom Jardim. A exposição ficará aberta ao público até o dia 4 de dezembro no Galpão Cultural do município.


O presidente da Casa da Cultura e Museu de Aperibé apresentou um vídeo em que mostrou aos presentes como é o museu de Aperibé e falou das dificuldades de criar o local no município. “Nada no início é fácil. Enfrentamos adversidades, porque muitas pessoas não acreditavam que poderíamos ter um museu em Aperibé que contasse a história do município. Por vezes ia há algumas casas para tentar convencer as pessoas a doarem alguma peça para criarmos o museu. Hoje podemos ter orgulho de dizer que Aperibé tem um bom acervo e preserva a sua história, além disso poder ser passado de geração para geração,” declarou.

Ainda conforme falou Marcelo, poder contribuir para que o município de Bom Jardim tenha um museu é muito gratificante. “Sabermos que podemos ajudar e isso muito nos enche de orgulho, porque sabemos que estamos fazendo a coisa certa,” destacou.

O secretário de Cultura de Bom Jardim, Décio Luiz Freire, disse que há um ano e meio conheceu Marcelo e Andreia quando estavam fazendo um curso sobre preservação da memória em Natividade, Noroeste Fluminense. “Ao conhecê-los vi que tínhamos uma afinidade cultural. Fui até Aperibé e conheci o Museu, cheguei a ir três vezes e numa dessas vezes fiz o convite ao Marcelo que prontamente aceitou para a minha alegria que em princípio achava que não aceitaria pela responsabilidade e pelo apreço que o acervo envolve toda uma população. No entanto, o convite foi aceito e podemos mostrar um pouco da história de Aperibé aqui em Bom Jardim,” frisou.

Segundo o secretário a intenção dele de levar peças do museu de Aperibé a Bom Jardim é fazer com que a população do município se conscientize, para assim, poder se construir o próprio museu. “Precisamos das doações das pessoas, porque elas sabendo que aquele objeto será bem guardado, terão a espontaneidade de nos ajudar. Então convidamos para essa abertura pessoas que podem nos ajudar. Famílias tradicionais de Bom jardim, porque é justamente o que imaginamos que é o caminho talvez mais fácil nesse momento de recebermos as doações. No período de quase 40 dias que a mostra de Aperibé ficará aqui esperamos trazer os colégios e os jovens para que eles vejam o significado de um museu e que isso possa se transformar para Bom Jardim num resultado muito importante para a cultura e para a preservação da história bonjardinense,” argumentou.

Décio acrescentou que hoje Aperibé é o padrinho de Bom Jardim na cultura, que os 100 quilômetros de distância que separam as cidades foram aproximados por esta afinidade na parte cultural. “Estamos muito felizes de termos o município de Aperibé como nosso padrinho. Então eu vejo isso como uma interação cultural muito importante aqui na nossa região. Eu tenho divulgado muito o Museu de Aperibé, porque eu sei que uma cidade pequena como Aperibé ou Bom Jardim é muito difícil conseguir essas coisas na parte da cultura. Mas tenho certeza que através desta iniciativa se diminuiu a distância entre os dois municípios, e sem dúvida, hoje estamos bem afinados com Aperibé. Quero lembrar que no dia 17 de dezembro vamos levar o coral daqui de Bom Jardim para se apresentar em Aperibé. Essa troca e interação entre as duas cidades é muito importante, porque embora distante em quilômetros, mas culturalmente hoje estão muito próximas,” concluiu.

Fonte: Notícias Itaocara e região

0 comentários:

Postar um comentário