Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sábado, 19 de novembro de 2011

Novembro é mês de vacinação contra febre aftosa

Por Ana Amelia Mendes
A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Agricultura, informa aos pecuaristas que começou no dia 1º de novembro a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa no ano de 2011.

Segundo o secretário de Agricultura, Marcos Tadeu Erthal, os produtores têm o compromisso de vacinar seu rebanho e, assim, manter o estado do Rio como área livre de febre aftosa. “Bom Jardim possui cerca de 15 mil animais bovinos e os índices de vacinação são superiores a 95%, ultrapassando a marca do estado que é de 90%. E isso é reflexo do trabalho realizado pela secretaria municipal de Agricultura, Defesa Agropecuária do Rio de Janeiro, Emater-Rio e Sindicato Rural de Bom Jardim, aliada à conscientização dos criadores sobre a necessidade de imunização do gado”, enfatizou o secretário.

Até o dia 30 de novembro, os pecuaristas devem imunizar seus animais, para evitar a doença. A vacina pode ser encontrada em dois pontos de venda, nas casas Comercial Friburguense e Agrotil. “É importante lembrar ao produtor que após a vacinação de seu rebanho, ele deverá entregar a Declaração de Vacinação e a nota fiscal da compra das vacinas na Emater-Rio ou no Núcleo Estadual de Defesa Agropecuária em Cordeiro. O prazo da entrega é até o quinto dia útil após o encerramento da campanha”, avisou Marcos Tadeu.

O produtor rural que não declarar a vacinação estará sujeito a receber auto de infração, ter a propriedade interditada, multa de 20 mil UFIRs, além do pagamento de taxa de duas UFIRs por animal não vacinado.

0 comentários:

Postar um comentário