Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ibama multa criador que adulterava anilhas em Bom Jardim

O Ibama de Nova Friburgo/RJ, em operação de rotina, encontrou na localidade de Barra Alegre, no município de Bom Jardim, um criador amador de pássaros que adulterava as anilhas recebidas do Ibama.

Segundo constava nos dados fornecidos pelo criador no sistema informatizado do Ibama (SISPASS), ele deveria ter no seu criadouro 15 trinca-ferros e 20 anilhas, mas no ato da fiscalização só foram encontrados 4 trinca-ferros todos com anilhas adulteradas.

De posse do criador também foram encontradas 7 anilhas do Ibama visivelmente adulteradas e uma “ponteira” utilizada para dilatar as anilhas e que, dessa forma, ele conseguia colocar no pé do pássaro, certamente capturado de forma ilegal.

Dessa forma foi lavrada uma multa de R$ 8.500,00, apreendidos e recolhidos os pássaros, as anilhas e as gaiolas encontrados no local, além de ter sido suspenso o seu cadastro no Ibama. Segundo informações do criador, ele delegava a terceiros a administração da criação junto ao Ibama.

Nos relatórios colhidos junto ao SISPASS, o Ibama percebeu que ele havia recebido 45 anilhas e que tinha declarado 25 nascimentos de pássaros em seu criadouro. Entretanto, foi identificado pela equipe de fiscalização e confirmado pelo próprio criador que ele não removia a recria, ou seja, ele não fazia cruzamentos de seus pássaros para obter filhotes.

Além de ter sido multado, embargado e ter seus pássaros apreendidos, o criador vai responder a processo no Ibama e na Justiça Federal pelos crimes contra a fauna além do crime de falsificação de selo público (Art. 296 §1º, inciso I do Código Penal) devidamente qualificado.

Fonte: Jornal A Voz da Serra

0 comentários:

Postar um comentário