Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Transporte escolar em Bom Jardim: o que está acontecendo?

Na tarde de segunda-feira (18/2), o Portal Bom Jardim recebeu correspondência eletrônica de nossa leitora Evanicia Cabral, do distrito de Banquete, relatando problema com o transporte escolar naquela comunidade. A seguir reproduzimos o texto:

Boa tarde!
 Por favor, gostaria de fazer um pedido em nome das mães aqui de Banquete. (Bom Jardim).
É que várias crianças ficaram sem estudar nesta segunda feira e pelo visto ficarão por tempo indeterminado, por motivo da prefeitura ter tirado de circulação as vans que deslocavam as crianças dos lugares de difícil acesso. Querem tirar as crianças de Banquete para estudarem em Bom Jardim, o que seria inviável para as famílias. Pelo deslocamento e pelo motivo de ter escola em Banquete. Por favor nos ajudem.!!
 Já recorremos ao Conselho Tutelar que disse que iria se dirigir a prefeitura. Mas ainda não tivemos resposta. Vocês poderiam procurar saber porque o difícil acesso perdeu a vã que tinha ano passado?
 Muito obrigada!

Atendendo a solicitação feita pela leitora, o Portal Bom Jardim, em entrevista exclusiva, conversou com a secretária municipal de Educação, professora Micheline Pinto de Almeida, que explicou o que estaria acontecendo.

Segundo a professora, os veículos que fazem o transporte escolar não foram retirados, como afirmou nossa leitora. Na verdade, estaria acontecendo um problema maior, que impediu o atendimento de algumas comunidades: falta de veículos/motoristas devidamente habilitados. Além disso, um atraso imprevisto no processo licitatório teria contribuído para criar essa situação na primeira semana de aula.

Desde o final do ano passado teve início a licitação para contratação de empresa que faria o transporte de todos os alunos não atendidos pelos veículos da Secretaria de Educação. A escolha da empresa deveria ter acontecido até uma semana antes do início das aulas, mas uma das empresas concorrentes contestou alguns critérios adotados, o que acarretou atraso na definição da vencedora do certame. Com isso, a administração teve que buscar uma solução rápida para atender a todas as 32 linhas de transporte escolar do município.

Também desde o fim de 2012, motoristas que faziam o transporte escolar naquele ano foram informados que deveriam cumprir todas as exigências legais (dentre as quais habilitação, número máximo de passageiros, cintos de segurança e idade máxima dos veículos). Infelizmente, alguns não se adequaram ao que prevê a legislação (Código Nacional de Trânsito), informou Micheline, o que impediu que pudessem atender imediatamente a necessidade surgida pela falta da empresa.

Das 32 linhas a serem atendidas, a Secretaria de Educação viabilizou o atendimento de 27, que transportaram os estudantes normalmente desde o primeiro dia de aula (18/2). Mas 5 linhas não puderam ser atendidas imediatamente, dentre as quais uma linha do distrito de Banquete.

A situação atual nessas linhas é a seguinte:


Linha 04 - Da Casa de Oração para E. M. Armando Jorge, Jardim de Infância Viviane Verly Pereira e E. M. Gov. Moreira Franco, que atende 20 alunos - AINDA SEM SOLUÇÃO.

Linha 09 - Do Tibá e Vivendas Márcia para E. M. Armando Jorge, Jardim de Infância Viviane Verly Pereira e E. M. Gov. Moreira Franco, que atende 28 alunos.
                    Motorista Cláudio, que atende localidade de Ponte Berçot pela manhã, vai começar segunda-feira a atender essa linha no horário do almoço e final da tarde.

Linha 13 - Monte Café, Raul Emerich e Fazenda do Barro para Pinduca (E. M. José Luiz Erthal), que atende 48 alunos.
                    Ônibus Escolar começa segunda-feira nos dois turnos e motorista Genival vai atender Boa Vista até Jorge de Castro.

Linha 17 - Pedra Aguda e Alto do Campo para E. M. Washingtom Emerich e E. M. Vieira Batista, que atende 24 alunos.
                    Motoristas Jonas e Evaldo vão executar suas linhas dando suporte nessa linha para atender até onde as kombis chegarem.

Linha 31 - Vale Tainá e Rosário para E. M. Amanda Farias Almeida, que atende 56 alunos.
                    José Eliézio começa segunda-feira a atender Rosário nos dois turnos, depois que executar sua linha (linha 32-Retiro e Pedra Branca).

Assim que seja definida a empresa que fará o transporte dos alunos, todos os problemas serão resolvidos imediatamente, pois caberá a ela contratar veículos e pessoal para o transporte escolar.

0 comentários:

Postar um comentário