Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Professora bom-jardinense fica em 2º lugar no "Prêmio Ricardo Oiticica"

Aconteceu ontem (11-11-2014) nas dependências da PUC - Rio a entrega do Prêmio Ricardo Oiticica para as Melhores Práticas Leitoras, estando estre elas o Projeto "Histórias Viajantes" (coordenado pela Profª Marisa Maia), que atua em Bom Jardim e municípios vizinhos. 

Marisa Maia (2º lugar), Francisco Gregório (um dos avaliadores do prêmio),
e Margareth Marinho (1º lugar) - categoria "Oralidade".
As "Histórias Viajantes" receberam Menção Honrosa pelo 2º lugar na categoria "Oralidade", concorrendo com projetos inscritos de vários cidades e estados do Brasil.

"O prêmio é simbólico, mas é um reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2008, que envolve a contribuição de muitas pessoas e instituições, com destaque para a Biblioteca Pública João XXIII (a Biblioteca da Casa da Cultura) e toda a equipe da STECLA (Secretaria Municipal de Turismo Esporte Cultura e Lazer). Tenho uma lista enorme de agradecimentos a fazer, mas um é muito especial: ao violonista Yvson Bruno - parceiro que ajudou a dar novos formatos ao projeto, mas que não pôde estar presente na entrega do prêmio. À todos que acolhem, dão suporte, incentivam e curtem as Histórias Viajantes, meu muito obrigada!!!" , declarou a profª Marisa Maia.

O Projeto "Histórias Viajantes" envolve diversas ações que promovem a leitura: rodas de leitura, contação de histórias, encontro com autores e saraus. Já percorreu por escolas, instituições, praças públicas e espaços de cultura em todos os distritos de Bom Jardim e também já esteve nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Trajano de Moraes - atendendo a milhares de "livronautas" (aqueles que "viajam" nos livros). Atualmente, uma importante ação tem sido focada nos encontros quinzenais com o CAPS na Biblioteca Pública.

Ricardo Oiticica - Homenageado.
Falecido precocemente no ano passado
Sobre o prêmio:

O prêmio foi promovido pela Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio para valorizar a formação de mediadores e possibilitar a difusão de práticas leitoras no Brasil. O prêmio tem duas modalidades: oralidade e formação de mediadores. Também teve o objetivo de homenagear o professor, pesquisador, escritor e poeta Ricardo Beserra da Rosa Oiticica - importante e admirado membro da Cátedra, falecido no ano passado.

0 comentários:

Postar um comentário