Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prefeitos da região se reuniram com Sistema FIRJAN

Reunião com prefeitos discutiu demandas para acelerar desenvolvimento da região

O Sistema FIRJAN, através da Representação Regional Centro Norte Fluminense, reuniu autoridades e empresários de 13 municípios da região para o Seminário ‘Visões de Futuro’, que aconteceu nesta sexta-feira, dia 25/07, em Nova Friburgo. O evento identificou as principais demandas para alavancar o desenvolvimento regional, como melhor infraestrutura em banda larga, a mobilidade urbana e a formação de mão de obra.

Para a presidente da Representação Regional, Márcia Carestiato Sancho, o seminário foi uma ótima oportunidade para identificar as potencialidades da região e valorizar a indústria local. Ela destaca também a importância de somar forças para desatar os gargalos: “Estamos aqui unindo esforços e pessoas para que possamos trabalhar as demandas da nossa região e cobrar isso do poder público”.

O especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema FIRJAN, Riley Rodrigues de Oliveira, acrescentou: “Com o ‘Visões de Futuro’, a FIRJAN deu um passo além: não atuamos somente com ajuda pontual às indústrias, mas também no planejamento, no desenvolvimento regional integrado, num plano diretor integrado, numa política industrial desenvolvimentista e, acima de tudo, ajudamos a identificar os gargalos e desafios e apontando as condições para que as oportunidades se tornem realidade”.

Economia criativa e turismo: novos potenciais

De acordo com o especialista, a região possui um grande potencial de desenvolvimento econômico em setores como o de Indústria Criativa e de Turismo Comercial. “A cachaça do Carmo foi eleita a melhor do mundo. Nova Friburgo responde por 60% da produção de flores de corte do estado do Rio e, em 2013 movimentou R$ 345 milhões nesse setor. Por que não investir em um selo que divulgue isso? Não somente uma festa mas uma visitação extensiva durante todo o ano”, sugeriu.
Márcia Carestiato Sancho com oito prefeitos da região serrana. (Foto: Divulgação)
Riley apontou também o fortalecimento de setores já consagrados, como o têxtil, o metalmecânico, a agroindústria, o setor de plástico, impulsionados por diversos fatores, a exemplo do crescimento populacional e dos investimentos em áreas próximas, como o COMPERJ.

Na primeira rodada do talk show, empresários comentaram sobre os temas que mais precisavam de atenção em sua região. A infraestrutura em banda larga, a mobilidade urbana e a formação de mão de obra, desde a educação de base, foram as principais questões abordadas pelos participantes.

A segunda rodada do talk show reuniu oito prefeitos da região: Rogério Cabral (Nova Friburgo), Paulo Barros (Bom Jardim), Alex Rodrigues (Duas Barras), Carlinhos Gomes (Trajano de Moraes), César Ladeira (Vice Prefeito em exercício – Carmo), Saulo Domingues Gouvea (Cantagalo), Leandro Monteiro (Cordeiro), Felix Lengruber (Macuco).

Os prefeitos comentaram os temas levantados pelos empresários e se comprometeram a criar um Consórcio das Prefeituras de forma a promover em conjunto o desenvolvimento da região.

A partir das informações discutidas, o Sistema FIRJAN irá produzir um documento, que será entregue aos governos municipais e estadual. Os desdobramentos serão acompanhados pelos técnicos da Federação de Indústria do Estado do Rio de Janeiro nos próximos anos.

0 comentários:

Postar um comentário