Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

"Assim era a Atlântida", no Cine Teatro Edmo Erthal

Neste sábado, às 20 h, será exibido no Cine Teatro Edmo Erthal (antigo Cine Bom Jardim), o documentário "Assim era a Atlântida".

A Atlântida ficou mesmo conhecida com as famosas chanchadas ou comédias populares, que foram o principal produto de um cinema que pretendia firmar-se como indústria. E assim foi feito. O público lotava os cinemas, reverenciava seus ídolos, numa época (anos 1950) em que o musical americano dominava o mundo. Jamais houve uma sintonia tão grande entre o cinema brasileiro e o público.

"Assim Era a Atlântida" reúne trechos dos principais filmes que sobreviveram a um incêndio nos estúdios da empresa, em 1952, e a uma inundação em seus depósitos, em 1971. Esses filmes foram reavaliados e recuperados através de um trabalho árduo e eficiente. Assim, você vai (re)ver cenas antológicas do nosso cinema que marcaram o imaginário de várias gerações. O humor irreverente e debochado de Oscarito e Grande Otelo; os galãs Anselmo Duarte e Cyll Farney; as mocinhas Eliana, Fada Santoro, e Adelaide Chiozzo; os eternos vilões José Lewgoy e Renato Restier; e mais Emilinha Borba, Francisco Carlos, Jorge Goulart, Nora Ney, Dóris Monteiro, e além dos diretores Moacir Fenelon, José Carlos Burle, Watson Macedo, e Carlos Manga, que somente na Atlântida dirigiu 21 filmes. 

A Atlântida criou uma maneira de ver cinema. Um cinema autêntico, popular. Expressão de uma época. Em sintonia com um tempo feliz, com muitos risos e romances inocentes. Muitos vão recordar, outros conhecer, mas com certeza todos vão se divertir.

Curiosidade: foram utilizadas cenas de 33 filmes produzidos pela Atlântida entre 1946 e 1962.  O documentário, produzido em 1974, foi lançado em 27 de outubro de 1975.


Direção: Carlos Manga
Duração: 1h45min
Classificação indicativa: 10 anos

A sessão é gratuita!

0 comentários:

Postar um comentário