Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bom Jardim discute transparência e controle da gestão pública

Prefeito Paulo Barros incentiva participação popular na administração do município

Fonte: ASCOM da Prefeitura de Bom Jardim

Na terça-feira (7), com a presença do prefeito Paulo Barros, do secretário de Planejamento e Gestão Municipal e presidente da I Consocial, Fabrício Hoelz, do vereador Zé Nilton, do poder público, da sociedade civil e de conselhos de políticas públicas, Bom Jardim promoveu sua primeira Conferência sobre Transparência e Controle Social, cujo tema foi ‘A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública’. O evento foi realizado na Casa da Cultura, às 13h.

A conferência teve como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático, o que para o prefeito Paulo Barros, é essencial para que se alcance o desenvolvimento de um município. “Há sete anos Bom Jardim é um exemplo notório de uma administração pública séria, honesta, justa e transparente. Digo isso porque temos todas as nossas contas aprovadas e, além disso, a população participa efetivamente das decisões, fiscaliza e orienta as ações por meio dos conselhos municipais, fundamentais para a organização e crescimento do município”, ressaltou o prefeito Paulo Barros em seu discurso.

Além do prefeito Paulo Barros, o secretário Fabrício Hoelz, o vereador Zé Nilton, o representante dos conselhos de políticas públicas, Maurício Latini, e o representante da sociedade civil, João Bosco Erthal, presentes à mesa, também falaram da importância da transparência e do controle social na gestão pública.
Em seguida, após a leitura e aprovação do Regimento Interno, o público presente assistiu às palestras do representante da Controladoria Geral da União (CGU), Lidiênio Lima de Menezes, que abordou os quatro eixos temáticos: Promoção da transparência pública e acesso à informação e a dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção; e do Consultor Contábil, André Dasnoy, que apresentou os números do município, como a transferência de capital para Bom Jardim, por meio de convênios estaduais e federais, e os crescimentos obtidos, que, em 2011, superaram 2010 em 36%.

Durante o evento o grupo da Terceira Idade fez duas animadas apresentações de dança, proporcionando um momento de descontração aos presentes que debateram os quatro eixos, apresentaram e escolheram as propostas da 1ª Consocial Municipal que serão levadas à Conferência Estadual pelos delegados eleitos: Sônia Vogas, Wilton José Machado Dutra, Jackson Vogas e Cecília Barroso.

Estiveram presentes também na conferência, os secretários de Governo, Luiz Carlos dos Santos; de Gabinete, Amanda Pereira; de Agricultura e Desenvolvimento, Marcos Tadeu Erthal; de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Descio Luiz Frerie; de Saúde, Hudson Monnerat; de Defesa Civil, Romildo André de Jesus; de Fazenda, Lionísio Heleno Figueira; de Meio Ambiente, Jackson Vogas; de Obras e Infraestrutura, Thiago Muniz; o Presidente Geral da Comissão Permanente de Licitações e Compras, Guilherme Mululo; a Procuradora Jurídica, Juliana Almeida.

Confira aqui as 20 propostas priorizadas.

0 comentários:

Postar um comentário