Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

2ª edição da Festa Literária de Bom Jardim começará no dia 9 de outubro

A equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer do Bom Jardim - STECLA anuncia a que 2ª edição da Festa Literária está confirmada: é a Festa Literária da Serra - FLITS, que movimentará o município de Bom Jardim e região Serrana do dia 9 ao dia 12 de outubro, no Galpão Cultural (e na sede da Fazenda Bom Jardim, que fica ao lado).

Neste ano, com mais apoiadores e convidados, espera-se que a FLITS tenha um maior alcance, tornando-se mais um evento cativo no calendário cultural da região.

A FLITS é uma grande celebração do livro e da leitura, onde as outras formas de arte vem somar com beleza e conteúdo. Para a abertura teremos a final do "V Festival Um Jardim de Poesia" e durante a programação: encontros com autores, oficinas artísticas, apresentações musicais e teatrais, contação de histórias e, é claro, livros!

O objetivo principal do evento é fomentar a leitura e a produção literária. Daí derivam-se outros objetivos: promover intercâmbio entre autores e leitores, orientar autores que desejam editar seus trabalhos, capacitar professores a trabalhar com incentivo à leitura em suas escolas, promover a criação em diversas linguagens artísticas permeadas pela literatura, fornecer ao público a ampliação de conceitos culturais e históricos, promover inclusão, promover o mercado do livro e movimentar a economia criativa.

Um dos destaques é a abertura com o "V Festival Um Jardim de Poesia". Neste ano foram recebidas inscrições de poetas de diversos estados brasileiros. E nesse evento, além dos poemas, ganham visibilidade os intérpretes (geralmente estudantes de teatro).

Outro destaque é para o acervo disponível (em parceria entre a Biblioteca Pública Municipal João XXIII e o Instituto Dorina Nowill). Bom Jardim possui um grande acervo de livros em Braille e audiolivros e queremos divulgar, inclusive oferecer parceria a outras bibliotecas que não possuem esse tipo de acervo. Vamos expor também outros materiais (como máquina de escrever em Braille).

Haverá também estandes de editoras para aquisição de livros, com destaque para a Livraria Móvel da Imprensa Oficial do Estado (que trará livros a preços muitos populares, a partir de dois reais!)

Além disso, haverá distribuição de livros sob diversas formas (premiação, sorteio, "livro perdido", "pescaria literária") e feirinha solidária (para quem quiser doar ou trocar livros e gibis).

Neste ano houve aumento nas parcerias (ex: SESC e NITPRESS) e com isso será dado ao evento o alcance da região serrana e não apenas municipal.

Já estão confirmadas na programação: 
- Festival de Poesia;
- Oficina de Rap;
- Oficina de Dobradura;
- Oficina de Caricatura;
- Oficina Literária para Professores;
- Sessões de contação de histórias;
- Encontro "Fala autor";
- Peça teatral infantil;
- Comédia;
- Roda de Choro;
- Sarau literomusical;
- Canto coral;
- Dança;
- Lançamentos de livros;
- Palestra sobre a história regional;
- Exposição de livros em Braille e audiolivros;
- "Mesa literária" (com autores e editoras). 

Ainda estão sendo acertados detalhes para outras atrações.

0 comentários:

Postar um comentário