No carnaval, começou na “UNIÃO DA MOCIDADE“ e depois passou a membro ativo do "ABAFA", chegando a ser seu diretor social.
Também foi integrante da Sociedade Musical Recreio Bonjardinense, onde foi percussionista por mais de 40 anos, só se "aposentando" da banda recentemente.
Durante muito tempo foi braço direito da Sra. Maria de Andrade Ferreira (a “dona Maria Parteira”), que ajudou a trazer ao mundo mais de 800 crianças de Bom Jardim.
Mauro Barreto no carnaval de 2012. |
No futebol, era conceituado massagista do Bom Jardim Esporte Clube, time em que atuou por várias décadas.
Em 1960 casou-se com Áurea Marques, com quem formou bela família.
Mauro foi homenageado pela Câmara Municipal e também pelo Poder Executivo, tendo recebido a chave da cidade na abertura do carnaval da cidade nos últimos anos.
Ao longo da vida colecionou muitas informações sobre a terra que amava. Cartazes do Cine Bom Jardim e fotografias de times de futebol da cidade, que cuidadosamente guardava, cedeu para o Pró-Memória Manoel Erthal, recém-criado no Galpão Cultural.
Mauro recebendo a chave da cidade das mãos do prefeito Paulo Barros na abertura do Carnaval 2012. Foto: ASCOM da PMBJ |
Valiosas informações sobre a história da cidade (carnavais e seus blocos - o Abafa, principalmente - e bailes; a usina de café do Luiz Corrêa - atual Galpão Cultural; e o Bom Jardim Esporte Clube) foram gravadas recentemente e transformadas e DVDs pelo Projeto Mídia Digital, na Secretaria Municipal de Cultura.
Estas breves palavras sintetizam apenas alguns poucos aspectos da vida da pessoa agradável, prestativa e de amplo sorriso, um exemplo de bom-jardinense, que nos deixou no dia de hoje. Certamente, muito mais haveria a destacar.
O Portal Bom Jardim presta, assim, sua modesta homenagem ao amigo Mauro Barreto, pessoa que, diferentemente da imensa maioria, é insubstituível e, como tal, deixa uma lacuna nos corações dos muitos amigos que conquistou ao longo da vida. À família o nosso respeito, as condolências e a certeza de que Mauro Barreto não foi apenas mais um bom-jardinense: ele foi um dos mais importantes cidadãos bom-jardinenses, um exemplo a ser seguido pelas futuras gerações.
Marlon Antônio Rodrigues da Silva
- Editor do Portal Bom Jardim -
1 comentários:
É verdade, homem muito alegre...tinha sempre uma piadinha pra tudo que falávamos. Alegria viva!!!! Saudades de um pai sempre presente, carinhoso e que demonstrava uma verdadeira vontade de viver...
Postar um comentário