Pressionados por empresários, prefeito e vereadores concordaram em reduzir drasticamente as medidas de restrição ao trânsito de pessoas e distanciamento social impostas como forma de combater a epidemia de covid-19.
Em 21 e 29 de maio a prefeitura entregou ao Hospital Dr. Celso Erthal (Santa Casa de Bom Jardim) um total de três respiradores, equipamentos essenciais para o tratamento de casos graves de covid-19 em pacientes com síndrome respiratória aguda. Com essa aquisição o município passa de três para seis equipamentos com essa capacidade.
Na tarde de 29 de maio, prefeito, vereadores e empresários se reuniram para viabilizar a flexibilização das medidas de distanciamento social e possibilitar o funcionamento de grande parte das empresas de Bom Jardim que estavam com atividades suspensas.
A reunião definiu as diretrizes do decreto que libera o funcionamento de lojas de roupas, calçados, papelarias, escritórios, salões de beleza e barbearias, que poderão funcionar entre 10h e 18h, desde que sejam cumpridas normas específicas. Também foi acertado que outras atividades voltarão gradativamente.
Leia a íntegra do Decreto Nº 3.820, de 01 de Junho de 2020, que dispõe sobre o início da retomada gradual das atividades econômicas clicando aqui.
As medidas de relaxamento da quarentena em Bom Jardim são tomadas num momento em que o município de Nova Friburgo, pólo econômico regional, teve suas medidas de relaxamento contestadas pela Defensoria Pública Estadual e impedidas de serem efetivadas por decisão judicial.
Dos dez leitos disponíveis para tratamento de covid-19 no município, três estão ocupados, conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde em 1º de junho. O mesmo boletim dá conta de que 35 pacientes estão em isolamento domiciliar e que um paciente se encontra internado em Nova Friburgo. A população estimada para Bom Jardim-RJ é de 27.446 pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário