Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Dona Bidú, a enamorada do carnaval



Quantos risos, oh quanto alegria, e a mesma máscara negra, que ainda esconde seu rosto que não brilhará nunca mais nos três dias de folia e brincadeira em Bom Jardim. A enamorada do samba de Bom Jardim nos deixou, mas também deixou saudade e a certeza que viver é uma festa, é alegria, é amizade, é religiosidade, é hospitalidade, e é poesia.

Por isso que o G. R. E. S. Unidos do Abafa criou o enredo e cantou o samba: É VOCÊ TIA BIDÚ, QUE EU VIM HOMENAGEAR, É A MUSA DO POETA, QUE O ARTISTA CONSAGROU.

Cacilda de Paula Pinto Carriello, que nasceu em 12 de julho de 1915, muito religiosa foi filha de Maria em 1934 e depois pertenceu ao apostolado Sagrado Coração de Jesus, casada com Luiz Fernandes Carriello (Luiz Félix), que juntos tiveram quatro filhos Pery, Lia(falecida), Maria Ila e Jussara e mais três de coração Leida, Silvana e Sônia, oito netos e nove bisnetos. Deixando ainda vivas as irmãs Oraida e Dalva Paula Pinto.

E tia Bidú, nos deixou justamente no terceiro dia de carnaval, as 04h15min. Na madrugada do dia 16/02/2010 que segundo o laudo médico, de Insuficiência Hepática, Pneumonia Bilateral e Doença de Alzheimer...

Ela partiu numa viagem linda ao ritmo e som do carnaval, numa madrugada de festa, de ruas cheias que relembrou o tempo do bloco da Arca de Noé, fundado por seu marido Luiz Felix , com alegorias, adereços e cabeças de bichos confeccionados também por Luiza Fernandes e Maria Félix, que foi ovacionados pelo público numa disputa grandiosa. Que alguém, gritando diante da multidão: Esse bloco ABAFOU!!! Daí a origem do bloco, ABAFA, que se tornou escola de samba.

Até o grande compositor bom-jardinense Marino Pinto que se curvando aos seus encantos e alegria homenageou-a: “Respeite aos menos meus cabelos brancos” ... Assim foi Bidú, que plantou uma árvore, pintou um óleo sobre tela, teve filhos e com 90 anos escreveu seu livro: GENTE E LUGARES DE MEU TEMPO -90 anos de recordações.

Ela partiu numa linda viagem, deixando a certeza de que a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (tombada),ao lado da Igreja Matriz, construída em homenagem a professora Joana Catanheda Monnerat por Luiz Felíx e Henriquinho Albertini continuará florida, regada e iluminada assim como seu espírito que com certeza está numa linda viagem celestial para unir-se aos bons ao lado no nosso Pai maior Jesus Cristo.

Luiz Otávio de Andrade






0 comentários:

Postar um comentário