Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Nove municípios se reúnem para discutir implantação do SAMU

O prefeito de Nova Friburgo falando para os representantes
dos demais municípios. Foto: Leonardo Vellozo.
Representantes de nove municípios se reúnem para discutir a implantação do SAMU na região

Na tarde da última segunda-feira, 21, prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Saúde e representantes de nove municípios para discutir a implantação e a viabilidade do SAMU na região. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo César Guinle.

Os municípios de Nova Friburgo, Macuco, Cordeiro, Bom Jardim, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Cantagalo, São Sebastião do Alto e Duas Barras se fizeram representados e durante a reunião discutiram, principalmente, a participação de Nova Friburgo no consórcio do SAMU da região, devido à importância do município como polo local. Diferente de Nova Friburgo, os municípios de Petrópolis e Teresópolis não seriam consorciados, atuariam apenas como conveniados junto ao consórcio do SAMU da região.

O SAMU 192 é um serviço oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população em casos de emergência. As ligações são gravadas e atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda. O caso, então, é passado ao médico que faz a regulação médica, que presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada.

Como o paciente é enviado para o hospital mais próximo ao local base em que a ambulância acionada fica, todos os hospitais deverão estar estruturados para atender ao SAMU. Sendo assim, outros pontos foram pautados na reunião, tais como a criação de um hospital estadual regional e dotar de infraestrutura e de especialização dos hospitais já existentes nas cidades pertencentes ao consórcio.

Acredita-se que será possível agendar a reunião entre o consórcio e o Governo do Estado para o próximo mês.

Fonte: Prefeitura de Nova Friburgo

0 comentários:

Postar um comentário