Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Breves informações sobre a banda Recreio Bonjardinense

Fundada em 22 de 0utubro de 1900, a história da Sociedade Musical Recreio Bonjardinense remonta aos primórdios da criação do próprio Município de Bom Jardim, emancipado a 5 de março de 1893.

Seus fundadores foram João Feliciano Pinto, Francisco de Paula e Silva Torres, Manoel Monteiro da Silva, Eduardo Pinto, Joaquim Rodrigues dos Santos, Antônio Monteiro da Silva, Emílio Friedman, Emílio Sampaio, Felipe Mandur, Manoel Alves de Souza, Antônio Ferreira da Rocha Sobrinho e Antônio Gonçalves de Mello.

O primeiro regente da banda Recreio Bonjardinense foi o italiano Caetano Zucchi e o primeiro presidente João Feliciano Pinto.

B
anda Recreio Bonjardinense em 1927 – Salustiano de Aguiar (presidente); Armindo de Carvalho – com a flauta (maestro) e seu irmão Antônio (de gravata); Felipe (sax); Domingos Leonardo - o Mingote (bombardino); João Cândido - apelidado João Azul (tuba); Jano Winter (clarinete); Ivo Teixeira (clarinete).

Foto acima: sede da Recreio, na época, ao lado da farmácia do Lilinho (Hélio Hoelz).

Por muitos anos a banda ocupou os fundos de um velho casarão onde funcionava cinema e teatro. Com seu desabamento, felizmente sem vítimas, a banda passou a ensaiar em diversas outras casas, até que, em 21 de novembro de 1954, passou a ter sede própria, situada na rua Cel. Monnerat, 182 (ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição), no centro da cidade de Bom Jardim.

A Recreio foi considerada de utilidade pública estadual pelo Decreto 4.482, de 24 de julho de 1953. E foi considerada patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro, junto com as demais bandas centenárias do Estado, pelo Decreto nº 5.215, de 02 de abril de 2008. A Lei Municipal nº 1.646, de 22 de junho de 2022, considerou a Sociedade Musical Recreio Bonjardinense também de utilidade pública municipal.

Recreio Bonjardinense em abril de 2023, no Colégio Santo Agostinho.
Foto: Colégio Santo Agostinho.

Atualmente, o maestro da banda Recreio é Luiz Cláudio Klein e a presidente é Joanna Helena da Silva.

No domingo, 22 de outubro, às 10h30min, a Recreio Bonjardinense realizará uma apresentação no coreto da praça da Matriz, no centro de Bom Jardim.

0 comentários:

Postar um comentário