Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Jaques Morelenbaum e seu Cello Samba Trio: hoje no Cine Bom Jardim

O instrumentista, arranjador, violoncelista, compositor e produtor musical, Jaques Morelenbaum reúne mais uma vez o seu Cello Samba Trio para mais uma série de shows em solo brasileiro. O trio também é formado por Lula Galvão, no violão, e Rafael Barata, na bateria. O espetáculo é uma realização do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura, com produção de 78 Produções e EDHEN Produções, dentro da programação da 5º edição do Circuito Estadual das Artes. Desta vez, o trio instrumental levará a poesia melódica com articulações gingadas da Música Popular Brasileira a três cidades do estado do Rio de Janeiro: Duque de Caxias, Bom Jardim e Barra Mansa.

Em 90 minutos, o samba ganha o sabor intimista da música de câmara, tendo o seu Cello como protagonista. O timbre doce do violoncelo e sua flexibilidade farão os públicos a relembrarem composições como “Eu Vim da Bahia” (Gilberto Gil), “Coração Vagabundo” (Caetano Veloso), “Retrato em Branco e Preto” (Tom Jobim e Chico Buarque), “Receita de Samba” (Jacob do Bandolim) e “Bim Bom” (João Gilberto).

“Neste show, eu abraço o samba, ele é quem representa melhor a vasta diversidade cultural deste país. O repertório reúne as músicas mais queridas por nós, para as quais o tempo não passa”; diz Morelenbaum.

Bom Jardim

Data: 15 de Novembro
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Edmo Erthal
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)

Atividade paralela – Pós Espetáculo

Workshop/Bate Papo com Jaques Morelenbaum
Local: Cine Teatro Edmo Erthal
Endereço: Rua Miguel de Carvalho. Nº 37 – Bom Jardim – RJ.
(22) 2566-3032

Sobre Jaques Morelenbaum
Nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira musical como integrante do grupo A Barca do Sol. Participou como violoncelista e como arranjador musical de produções fonográficas de Antonio Carlos Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethania, Chico Buarque e Milton Nascimento, entre outros, totalizando até hoje atuações em mais de 600 álbuns. Em 1994, como integrante da Nova Banda de Antonio Carlos Jobim, participou do álbum “Antonio Brasileiro”, vencedor do Grammy. Em 2001 colaborou com o cantor e compositor Sting em seu álbum/DVD “All this time…”, gravado com uma banda internacional, ao vivo na Toscana, Itália. Neste mesmo ano foi agraciado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, pela produção do álbum “Livro”, de Caetano Veloso. No cinema, compôs e produziu, com Caetano Veloso, as trilhas sonoras para “O Quatrilho”, de Fábio Barreto (1995), que concorreu ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, “Tieta do Agreste” (1996) e “Orfeu do Carnaval” (1999), ambos de Cacá Diegues. Compôs e produziu, com Antonio Pinto, a trilha do longa-metragem “Central do Brasil”, de Walter Moreira Salles, concorrente ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro em 1999. Este trabalho recebeu o Prêmio Sharp de melhor trilha sonora para o cinema. Em 2001 participou do filme “Fale com Ela”, de Pedro Almodóvar, interpretando com Caetano Veloso a canção “Cucurucucu Paloma”, para a qual assinou o arranjo no álbum “Fina Estampa ao Vivo”. Em 2002, deu sequência à sua parceria com Fábio Barreto, compondo e produzindo a trilha sonora para “A paixão de Jacobina”. Em 2005, compôs para o filme “Paid”, do diretor holandês Laurence Lamers. Colaborou como violoncelista na gravação de trilhas de outros compositores, como nas de Leo Gandelman para os filmes “Moacir Arte Bruta“ e “Budapeste”, ambos de Walter Carvalho.

Sobre Lula Galvão

Nascido em Brasília e ganhou de seu pai o primeiro violão. Como autodidata, adquiriu experiências musicais bastante ecléticas: Clube do Choro, bandas de rock´n´roll, jazz e bossa nova. Seus irmãos mais velhos também o ajudaram a construir sua carreira musical, Carlos Galvão, compositor contemporâneo e maestro e o baterista Zequinha Galvão. Do violão, foi se especializando em outros instrumentos de cordas como a guitarra e o cavaquinho. Atuou no palco e nos estúdios ao lado de artistas de grande nome da música Leila Pinheiro, Rosa Passos, Gal Costa, Caetano Veloso, Ivan Lins, Chico Buarque, Zé Botelho, Ron Carter, Wagner Tiso, Edu Lobo, dentre outros. Também participou de vários festivais de jazz no mundo e realizou turnês mundiais ao lado de artistas nacionais e internacionais.

Sobre Rafael Barata


Nascido no Rio de Janeiro e começou a tocar bateria com cinco anos de idade e a se aventurar nas aulas de piano. Autodidata, gravou seu primeiro CD aos 14 anos. Na adolescência passou a estudar também o jazz e ganhou dois Festivais de Bateria, o I Batuka, com 15 anos, e o Batuka Masters, voltado somente para vencedores, com 20 anos de idade. Já gravou diversos álbuns com artistas de renome como Zizi Possi, Edu Lobo, Flávio Venturini, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Alcione, Joyce, Mônica Salmaso, Hamilton de Hollanda, Marcos Valle, João Donato e Jaques Morelenbaum, dentre outros. Participou de vários festivais de jazz no Brasil e no mundo ao lado de Hermeto Pascoal, Jovino Santos Neto, Phillipe Baden Powell e "JT Meirelles e os Copa 5", Jean Pierre Zanella (Sax- Montreal), Ray Moore (Sax - New Orleans), Root System L.A. Group (Robby Marshall, Matt Politano e Dominic Thiroux), Elin - NY, "Nosso Trio", a grande pianista Japonesa Mika Mori.

0 comentários:

Postar um comentário