Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 28 de maio de 2013

Município de Bom Jardim ganha Clínica da Família

Unidade de atenção básica, que teve investimento de R$ 1,3 milhão, 
realizará cerca de 7 mil atendimentos por mês


Texto: Isabel Kopschitz // Fotos: Salvador Scofano

BOM JARDIM - O Governo do Estado inaugurou, na tarde de terça-feira (28/5), a primeira Clínica da Família construída com recursos estaduais, no município de Bom Jardim, na Região Serrana. A unidade de saúde, que contou com investimento de R$ 1,3 milhão, será gerida pela prefeitura local e comporta duas equipes de Estratégia de Saúde da Família e um Centro de Referência Materno-Infantil, que substituirá o que foi destruído pela enchente de 2011. Profissionais de Pediatria, Mastologia e Ginecologia vão atuar no local, onde poderão ser feitos exames pré-natal e Teste do Pezinho.

- A atenção básica a atividade mais importante da medicina - disse o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão.

A Clínica da Família Álvaro Daniel Nunes Guimarães, localizada no Bairro São Miguel, está apta a atender a cerca de 7 mil pacientes por mês. Com 362 metros quadrados, a unidade foi toda equipada e mobiliada pela Secretaria de Saúde e conta com cinco consultórios para atendimento médico e de enfermagem, um consultório com duas cadeiras odontológicas, escovário, salas de imunização e de curativos, espaço multiuso e farmácia.

- A Clínica da Família reforça o trabalho de prevenção e possibilita um diagnóstico precoce de doenças, evitando o agravamento do estado do paciente e a sobrecarga de unidades que devem se dedicar aos casos mais complexos – explicou o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.
Lúcia de Fátima Jasmim de Barros e Sônia Felício Jasmim
de Amorim. Foto: Salvador Scofano.

Segundo a subsecretaria de Atenção à Saúde, Monica Almeida, a clínica vai suprir uma carência que o município de Bom Jardim tem na Atenção Básica, o que vai ajudar a desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região.

– Com as chuvas de 2011, Bom Jardim perdeu duas unidades de saúde básicas. Com esta clínica, o Governo do Estado está contribuindo para reduzir este déficit – disse a subsecretária.

A costureira Lucia de Fátima Barros, de 58 anos, não vê a hora de contar com a nova clínica. Hipertensa e com um marido com o mesmo problema, ela agora não precisará mais se deslocar até o centro da cidade para ser atendida.

- É uma bênção esta clínica. Moro numa rua muito próxima, dá para vir a pé - contou Lucia.

Fonte: ASCOM do Governo do Estado do Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário