Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Mudanças no Ceasa-RJ podem beneficiar Nova Friburgo e Bom Jardim

Por Marcus Vinícius

Acreditando no potencial da Unidade Região Serrana da Ceasa-RJ, em Conquista, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, solicitou uma visita da diretoria da Ceasa-RJ à unidade, onde foram anunciadas medidas para o desenvolvimento da Região Serrana. “Passamos por uma fase complicada de reestruturação da Ceasa, agora é hora de investir em melhorias na política de abastecimento do Estado. Firmamos uma parceria com a UFRRJ que vai trazer engenheiros e residentes em Engenharia Agronômica da Rural para atuar em todas as unidades da Ceasa. Será criado um mercado de flores na Unidade Grande Rio que atenderá aos produtores da região de Nova Friburgo e Bom Jardim. Também criaremos uma nova área coberta, destinada aos produtores rurais, para comercialização de produtos sazonais, como a couve-flor, cuja produção em Nova Friburgo é a maior do Brasil. Além disso já estamos coibindo a ação de atravessadores no Mercado Livre do Produtor e acabaremos com as permissões de uso mensais, transformando todas em diaristas”, afirmou Leonardo Brandão.

A Ceasa-RJ anunciou também a criação um Banco de Alimentos na Unidade Região Serrana, que funcionará higienizando, embalando e doando alimentos para entidades cadastradas no serviço de assistência social do município. O estoque do Banco de Alimentos será composto em sua maioria por produtos adquiridos pela Ceasa junto aos agricultores familiares da região. Ainda em relação ao apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar ficou acertada entre a Ceasa e a Prefeitura de Nova Friburgo reunião para elaborar um plano de ação a fim de ampliar a compra da merenda escolar dos agricultores familiares, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Nova Friburgo foi berço da agricultura orgânica no Estado do Rio e é um dos maiores produtores de folhosas, o maior produtor de couve-flor e o segundo produtor de flor de corte do país. No município é observada a prática de piscicultura, floricultura, fruticultura, agricultura familiar, agroecologia, apicultura, turismo cultural, rural e ecológico.

Fonte: A Voz da Serra

0 comentários:

Postar um comentário