Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

domingo, 10 de junho de 2012

TRE-RJ vetará candidatos com contas reprovadas

Luiz Zveiter diz que políticos com contas reprovadas terão de recorrer à justiça 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Luiz Zveiter, anunciou na sexta-feira a (01/06)que vai vetar os registros de candidaturas para as eleições de outubro de políticos que estiverem relacionados entre os 499 nomes da lista recebida por ele do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Todos foram considerados inelegíveis porque tiveram as contas reprovadas enquanto ocupavam cargos públicos nos municípios, boa parte deles ex-prefeitos e ex-presidentes de Câmaras de Vereadores.

- Não vamos entrar no mérito dos processos de rejeição das contas. Quem faz isto é o TCE-RJ. Iremos indeferir todos os pedidos de registros de candidaturas dessas pessoas que vão ser candidatas. Quem se sentir prejudicado de alguma forma deve recorrer à Justiça comum ou ao próprio TCE para que este retire o nome da lista - afirmou Zveiter.

O TCE-RJ se baseou na Lei de Inelegibilidade, que deixa candidatos de fora da disputa eleitoral por até oito anos. O órgão enviou os nomes para o TRE-RJ na última quinta-feira, antecipando-se ao prazo final determinado pela legislação eleitoral (5 de julho).

Políticos com as contas aprovadas pelas Câmaras Municipais contestam a decisão do TCE-RJ e afirmam que recorrerão ao Poder Judiciário.
 
 
Adaptado de O Globo, de 2 de junho de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário