Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sábado, 23 de junho de 2012

Proerd forma novas turmas na próxima semana

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é um trabalho de parceria entre a Polícia Militar, escolas e famílias que desde 1992 vem lutando para prevenir o uso e o abuso de drogas e violência entre jovens estudantes do ensino fundamental. É aplicado em escolas federais, estaduais e municipais, destinando-se prioritariamente a estudantes do 5° ano, na faixa etária de 9 a 11 anos e agora também com a educação infantil.

Durante o semestre letivo, dez aulas são ministradas semanalmente por policiais militares habilitados, que em Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo e Santa Maria Madalena—área do 11º Batalhão de Polícia Militar—conta com a participação dos policiais instrutores 1º sargento PM Ricardo, 3º sargento PM Torres, cabo PM Cezário e soldado PM Gualberto. O conteúdo é baseado no modelo da educação afetiva e desenvolvido com auxílio de um livro do estudante, sendo que no final há uma formatura, onde todos os alunos recebem o certificado de conclusão.


As aulas estimulam as crianças a pensarem nas consequências das escolhas que fazem, reforçam a autoestima, ensinam maneiras assertivas de lidar com as pressões do grupo e a identificarem alternativas positivas, promovendo no último encontro uma formatura na qual os alunos assumem um compromisso pessoal para resistirem às drogas e violência. A filosofia do programa prevê o direcionamento de atividades aos pais e responsáveis, promovendo a reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção.

A missão do Proerd é reduzir a demanda pelas drogas, prevenindo o abuso de álcool e outras substâncias, reduzir os índices de violência, construir uma cultura de paz nas escolas promovendo ações educacionais e o fortalecimento da parceria com as comunidades, com o compromisso de complementar o projeto pedagógico das unidades de ensino, através de metodologia inovadora, dinâmica e cooperativa, visando resultados positivos na garantia da segurança dos jovens.

Fonte: A Voz da Serra

0 comentários:

Postar um comentário