Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

domingo, 15 de abril de 2012

Pedra Aguda, no 4º distrito de Bom Jardim

História

A história da comunidade da Pedra Aguda remonta os idos de 1880, com a chegada da família Tardim à região. Em 1940, juntaram-se a eles as famílias Maciel e Schot. Tendo a agricultura de subsistência como principal atividade, a comunidade cresceu, chegando ao auge populacional em 1970. Hoje restam menos de 8 famílias morando e produzindo na região.

Descrição Geológica

Esta história começa há 630 milhões de anos, idade das rochas da Pedra Aguda. O Granito Barra Alegre se formou 50 milhões de anos depois. No campo pode-se observar as relações de idade entre as rochas: o Granito Barra Alegre entra nas rochas típicas da Pedra Aguda e todas são cortadas pelo diabásio, a mais nova entre elas que, com 130 milhões de anos, relaciona-se à formação do oceano Atlântico e a quebra do Gondwana.

O que é RPPN?

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPNs são áreas de proteção perpétua em terras privadas. São criadas pela vontade dos proprietários. Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, têm objetivos de proteção e manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas e manutenção do equilíbrio ecológico, entre outros serviços ambientais.

Circuito Turístico

O Circuito Eco-rural da Pedra Aguda, na Serra do Macabu, é um convite ao contato com remanescentes de Mata Atlântica e ao desfrute do modo de vida simples da hospitaleira população local. O lugar permite a prática de esportes como montanhismo, escalada, caminhada e mountain bike e caracteriza-se como excelente opção para aqueles que procuram momentos de tranquilidade e relaxamento.

Iniciativas do Governo

O Poder Público tem estimulado o potencial turístico da região, sempre atuando em parceria com a sociedade organizada. Dentre essas ações estão a divulgação do Circuito da Pedra Aguda em mídias e eventos do segmento turístico, a implantação de projetos de sinalização geológica e o apoio à criação das RPPNs e elaboração de planos de manejo.

Iniciativas da Associação

A Associação de Moradores, Produtores e Artesãos do 4º Distrito de Bom Jardim foi responsável, há cinco anos, pelo primeiro levantamento do potencial turístico do Circuito Eco-rural da Pedra Aguda e redondezas. Promove anualmente a Festa do Inhame, evento que divulga a cultura rural, desenvolve o turismo e traz um público muito especial à Pedra Aguda.

Iniciativas Individuais

A opção dos lavradores pelo abandono da agricultura nas partes altas dos morros gerou um processo natural de regeneração da Mata Atlântica. Iniciativas para criação de RPPNs são fundamentais para a recuperação da biodiversidade e dos corpos hídricos existentes na região, além de contribuir para a regeneração e preservação do cenário natural.

0 comentários:

Postar um comentário