Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 3 de abril de 2012

DRM-RJ identifica mais de 200 casas em área de risco em Bom Jardim

Bairro Novo Mundo é uma das áreas sob risco iminente de desabamento, segundo o DRM

O Serviço Geológico do Estado, órgão ligado ao Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ) realizou o mapeamento município de Bom Jardim quanto a risco iminente a deslizamentos em seu território, cujo relatório foi concluído em dezembro de 2011. 

De acordo com o mapa elaborado pelo DRM-RJ, foram diagnosticados 56 setores de risco iminente, com 219 casas ameaçadas e 877 pessoas expostas, tanto na sede como nos distritos de Banquete, São José do Ribeirão e Barra Alegre. Para conhecer o mapeamento de Bom Jardim, basta acessar o site www.drm.rj.gov.br, clicando em “Cartas de Risco dos Municípios, Fluminenses”, onde é possível baixar o referido mapa, bem como as fotografias das áreas expostas a escorregamentos.

O jornal Superinteressante publicou em março de 2012 um boletim informativo a respeito de pesquisas no campo climático: “Pesquisadores brasileiros desenvolveram um modelo matemático que ajuda a prever a ocorrência de enchentes e o percurso que tomará o rio em caso de enxurradas. – Nossa ferramenta descreve uma propriedade física da paisagem da topografia, que liga com a hidrologia.”, diz Antônio Donato Nobre, líder de pesquisa.

A prefeitura de Bom Jardim já recebeu 5 mil exemplares da cartilha de prevenção de risco. Com o título “Comunidade Mais Segura – Mudando Hábitos e Reduzindo Riscos de Movimentos de Massa e Inundações”, o material foi editado com apoio financeiro do Fundo Estadual de Controle Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM), da Secretaria do Ambiente (SEA). A cartilha, cuja edição original é de autoria do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, e será utilizada em programas de informação básica sobre desastres naturais para as comunidades do município, principalmente os escorregamentos de massa e as inundações.

A Defesa Civil de Bom Jardim alerta: em caso de Emergência procure o ponto de apoio mais próximo de sua residência, como o CIEP 322 – São Miguel; o Colégio Estadual Professor João Brasil – São José do Ribeirão; a Casa Lar Municipal Maria Áurea Rodrigues Erthal – Banquete; ou a Escola Municipal Governador Moreira Franco – Novo Mundo/Jardim Ornelas.

0 comentários:

Postar um comentário