Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 21 de março de 2012

Tomógrafo móvel está disponível para pacientes de Bom Jardim

Foto: Gilmar Marques - Cantagalo - RJ.
O serviço de Tomografia Computadorizada Móvel (TCM) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), com aparelho de última geração, é transportado numa carreta equipada especialmente para o serviço, além de sala destinada ao atendimento administrativo. O equipamento estará em Cantagalo entre os dias 13 e 23 de março, beneficiando também pacientes de Bom Jardim, Duas Barras, Carmo, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena. O serviço conta com apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde de Cantagalo.

Para agendar o exame, o paciente deve entregar o pedido médico à Secretaria de Saúde de sua cidade, que encaminhará uma planilha com as demandas para o serviço da SES e avisará ao paciente sobre a data em que deverá comparecer para realizar o procedimento.

O projeto foi criado pelo Governo do Estado há dois anos para atender aos moradores de cidades onde não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda. 

Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos).

O TCM está no instalado na Praça Miguel de Carvalho, em frente à rodoviária municipal, no Centro da cidade, e atende de segunda a sexta-feira – até o dia 23 de março –, das 7h30min. às 18h30min. O aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O tomógrafo computadorizado móvel é operado por médicos radiologistas e o resultado do exame é entregue à prefeitura, que fica responsável por enviar ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante.

A prefeitura fica encarregada de informar ao paciente sobre a data em que deverá comparecer para realizar o exame. Os pacientes que possuem aparelho celular recebem uma confirmação da SES, via torpedo. O envio é feito 48 horas antes da data marcada para o exame, com informações sobre o local e horário. Para fazer o procedimento, é necessária a prescrição de um médico especialista.

A tomografia móvel funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de 8h a 9h por dia; dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e conta, ainda, com vestiário para o paciente.

Os exames de imagem possibilitam um diagnóstico preciso e rápido, além de permitir um tratamento mais adequado. A tomografia de múltiplos detectores tem alta sensibilidade e é indicada para a identificação de lesões provocadas por traumas, tumores, processos infecciosos, entre outros.

Fonte: Adaptado de matéria de Gilmar Marques -Cantagalo - RJ

0 comentários:

Postar um comentário