Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 19 de março de 2012

Bom Jardim recolhe embalagens de agrotóxicos

Fonte: Rio Rural
17/03/2012
Bom Jardim, na Região Serrana, promoverá no próximo dia 27 de março a sétima edição da campanha anual de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, uma iniciativa do Rio Rural junto com as organizações parceiras no município. Durante todo o dia, um caminhão da prefeitura e um grupo de funcionários percorrerão as sete microbacias hidrográficas do município para fazer o recolhimento. O agricultor deverá depositar o material nos seis pontos coletores fixos espalhados pelas localidades rurais do distritos São José do Ribeirão, Banquete, Barra Alegre e do distrito sede.

Antes da entrega, no entanto, o agricultor deverá realizar a tríplice lavagem da embalagem e acondicioná-la em um recipiente plástico. Após o recolhimento, todas serão transportadas até o posto de recebimento da Ceasa de Nova Friburgo, em Conquista, até serem posteriormente recolhidas pelo fabricante e encaminhadas para reciclagem ou incineração, da maneira ambientalmente correta. 

De acordo com o técnico executor do Rio Rural e supervisor local da Emater-Rio em Bom Jardim, Jaime Sander Silva, a devolução diminui os riscos à saúde do agricultor e a contaminação do ambiente. 

No mês passado, foi o município de Teresópolis que realizou sua primeira campanha de devolução de embalagens, recolhendo mais de 36 mil recipientes vazios. Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o Rio de Janeiro é o estado com o maior crescimento no recolhimento de recipientes de agrotóxicos no Brasil. Em 2011 foram retirados do campo 67,7 toneladas desse material, volume 211,5% superior ao alcançado no ano anterior. 

Em Bom Jardim, a campanha é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Agricultura, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, através da Emater-Rio e do Programa Rio Rural. As próximas etapas da campanha no município estão previstas para os dias 24 de julho e 27 de novembro.

0 comentários:

Postar um comentário