Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Comissão da ALERJ quer que União envie mapeamento de áreas de risco

Fonte: AdvoNews

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Rafael do Gordo (PSB), pretende solicitar ao Governo federal, através do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) do Ministério das Minas e Energia, o envio do mapeamento das áreas de risco em todo o Estado do Rio para as prefeituras e câmaras municipais fluminenses.

O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (12/12), durante audiência pública solicitada pelo deputado Robson Leite (PT), membro do colegiado. O petista disse ainda que vai sugerir ao Governo do estado a implantação de um programa para levar monitores da Defesa Civil às escolas da rede pública de ensino, para a conscientização de crianças e jovens.

“Queremos que este material com o mapeamento possa ser enviado para as câmaras e prefeituras, para orientar na elaboração e revisão dos planos diretores de cada cidade. Além disso, farei uma indicação legislativa, sugerindo ao estado a criação de um programa para que a Defesa Civil vá às escolas”, declarou Leite. Durante o encontro, o coronel do Corpo de Bombeiros Luís Guilherme Ferreira dos Santos, que representou o secretário de Estado de Defesa Civil, Sérgio Simões, citou a entrega, pelo Executivo, de 92 veículos para todos os municípios do estado, a fim de evitar que novas tragédias sejam causadas pelas enchentes.

“Nossa proposta é preparar a comunidade, pois temos que deixar a população consciente dos riscos de se viver em áreas como as encostas, por exemplo, e quais os procedimentos precisam ser feitos em caso de chuvas fortes”, disse o coronel. O militar falou ainda sobre o sistema de alerta que avisa a população quando houver risco de chuva.
Segundo ele, o alarme já foi testado em simulados para 62 mil pessoas em Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim, na Região Serrana. Santos revelou que o Governo do estado investiu R$ 3,4 milhões na implantação de um sistema de sirenes – são 80 ao todo – e que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) irá adquirir novos carros de som para reforçar o alerta.

Também participou da audiência o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Thales de Queiroz.

(Texto de Andresa Martins)

0 comentários:

Postar um comentário