Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Secretaria de Defesa Civil discute rede de comunicação através de radioamadores em casos emergenciais

Reunião na sala do Pró-memória Manoel Erthal,
no Galpão Cultural Margaret de Jesus Silva.
No dia 29 de setembro, às 10h, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Defesa Civil, promoveu a reunião técnica ‘Os radioamadores e a comunicação de emergência’ tendo como público-alvo gestores municipais e radioamadores dos sete municípios atingidos pela catástrofe ocorrida em 12 de janeiro. O encontro visou orientar as estruturas municipais de Defesa Civil quanto a aspectos legais e regulamentadores na formação da rede, além de propor estratégias regionais para comunicação em situação de anormalidade.

Realizado no Galpão Cultural Margaret de Jesus, a reunião contou com a palestra do Coordenador Estadual da Rener (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores), Carlindo Norberto, e presença do Presidente da LABRE-RJ (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão do Rio de Janeiro).
Ao iniciar a palestra, o coordenador da Rener, Carlindo Norberto, apresentou a rede e o serviço de radioamadorismo como uma mostra da ferramenta e do potencial deste recurso no enfrentamento das situações de emergência em ações integradas com a Defesa Civil, cujo município de Bom Jardim implantará entre suas ações no plano municipal de contingência. Para isso, a secretaria busca captar e sensibilizar os radioamadores do município a participarem como atores fundamentais em situações de emergência.

Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Romildo André de Jesus, diversas medidas encontram-se em andamento para prevenção e orientação da população em caso de novos eventos, além do fechamento do plano de contingência para apresentação à população bom-jardinense.

Além da Defesa Civil de Bom Jardim, a reunião contou com a participação de radioamadores bom-jardinenses, como também a Defesa Civil e radioamadores de Nova Friburgo. Após a palestra, os participantes desfrutaram de um lanche oferecido pela Padaria Nonna Carmela.

Fonte: Prefeitura de Bom Jardim. por Ana Amélia Mendes

0 comentários:

Postar um comentário