Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Banda de São José grava programa na Rádio MEC, no Rio


Naipe de tenores da SMUR, na Rádio MEC.

Neste domingo, 21 de agosto, a Sociedade Musical União Ribeironense - SMUR foi à capital do Estado participar da gravação do programa "O som das bandas - balançando o coreto", no estúdio da rádio MEC na Praça da República.

O programa é transmitido todo domingo às 15 horas na Rádio MEC AM 800 KHZ e retransmitido aos sábados às dez e meia da manhã na Rádio Nacional 1130 KHZ. A apresentação da banda de música de São José do Ribeirão será transmitida no domingo, 28 de agosto de 2011.

Para ouvir, ao vivo, pela internet, clique aqui e escolha a emissora de rádio. Para ouvir alguns dos programas já apresentados, clique aqui.

O Som das Bandas – Balançando o Coreto tem a missão de resgatar e divulgar a importância das bandas de música para a cultura do País. O programa é produzido pela Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro-ASBAM-RJ, em convênio com a EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Com uma programação quinzenal inédita, o Som das Bandas conta com repertório de compositores e arranjadores exclusivamente brasileiros e reúne bandas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Assim, transmite uma banda diferente a cada edição, dando visibilidade e fortalecendo o segmento. No comando do programa, Eduardo Wermelinger, coordenador geral da Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro, comenta detalhes das músicas interpretadas e relata curiosidades e o universo cultural da banda convidada.

- A Rádio MEC AM lançou o programa no domingo, dia 8 de maio, às 15h, que estreou com a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, a mais nova do cenário musical fluminense, e é composta por músicos da cidade e do interior do estado, sob a batuta do maestro Antônio Henrique Seixas.
- Em 28 de maio, sábado, 10h, também a Rádio Nacional do Rio – AM 1130 kHz – passou a apresentar o programa todos os sábados, intercalando um sábado de programa inédito e, no seguinte, uma reprise. Assim, transmite uma banda diferente a cada quinze dias.

O segundo programa inédito, no dia 05 de junho, teve como convidada a centenária Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora, de MacaéFundada ainda no tempo da escravidão, nos idos de 1873, desde então vem trabalhando ininterruptamente em prol da música. 

Em 19 de junho foi a vez da Banda de Música da FAETEC de Nilópolis. Fundada em 2004, a banda é formada por alunos da Fundação de Apoiò à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC.

No dia 03 de julho a corporação musical a se apresentar foi a Banda Municipal de Música de São João de Meriti, que é mantida pela Escola de Música da Cidade de São João de Meriti, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura daquele município, e faz parte de um projeto de qualificação profissional.

Em 17 de julho se apresentou a banda do nosso vizinho município de Nova Friburgo, a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, considerada a centenária das "centenárias" entre as existentes do Rio de Janeiro.

No dia 31 de julho foi a vez da Banda Sinfônica da FEUC, da comunidade da Zona Oeste do Rio (Campo Grande). A Banda Sinfônica da Fundação Educacional Unificada Campograndense foi fundada em junho de 1994.

Em 14 de agosto, a Banda Portugal do Rio de Janeiro, que preserva as tradições da comunidade luso-brasileira, realizou sua apresentação. Com 90 anos (foi fundada em agosto de 1921), inicialmente era composta por instrumentistas que eram comerciantes portugueses. Hoje 99% de seus músicos são  brasileiros.

Em 21 de agosto foi ao ar a apresentação da Lira da Esperança de Laje do Muriaé, que tem como regente-titular o maestro Araceli de Rezende, originário da própria banda. A banda foi criada em abril de 1970 pelo casal Antonieta Olivier  Pinto (primeira regente e professora de teoria musical) e Itagiba Duarte Pinto (professor no ensino da técnica dos instrumentos).

Há a previsão de que, em breve, o programa seja transmitido também pelas demais emissoras públicas da EBC, além de afiliadas e filiadas da Associação das Rádios Públicas do Brasil – ARPUB em todo território nacional.

0 comentários:

Postar um comentário