Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Prefeito Paulo Barros estuda projeto para casas populares

As casas populares do Projeto “Minha Casa, Minha Vida”, que a Prefeitura de Silva Jardim, em parceria com o Governo Federal, constrói no loteamento Nova Morada foram visitadas na sexta-feira (15) pelo Prefeito de Bom Jardim, Paulo Vieira de Barros. Ao que tudo indica, o prefeito pretende implantar projeto semelhante em Bom Jardim, com a previsão de construir 500 casas para desabrigados, desalojados e moradores de áreas de risco.

Entusiasmado com a praticidade e simplicidade das construções, o prefeito acrescentou que teria três áreas desapropriadas com a respectiva sondagem dos terrenos, sendo uma de oito alqueires no 1º Distrito, onde deve construir 350 unidades, outra com dois alqueires no 2º, para 75 casas, e mais uma no 3º, também para 75. Ele acredita que esta quantidade atenderá entre 80 a 85% das atuais necessidades.
 Paulo Barros visitou a obra onde conversou com o representante da empresa responsável pela construção, a fim de sondar-lhe sobre a possibilidade da construtora também executar o trabalho na sua cidade. O representante da firma disse que seria possível construir as residências em cerca de seis meses, e o prefeito admitiu que isto poderia ser um ótimo presente de Natal para os beneficiados. Ele quis saber inclusive se havia a possibilidade de utilizar energia solar e em quanto isto encareceria o custo por unidade, sendo informado que ficaria em cerca de mil reais a mais. As casas, com tecnologia canadense, são construídas em chapas de PVC rígido enchidas de concreto. Silva Jardim é a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter moradias feitas com tal tecnologia, que já é utilizada em Santa Catarina.

Paulo segue ainda a iniciativa do ex-prefeito de Bom Jardim Affonso Monnerat, que assumiu recentemente a Subsecretaria Extraordinária da Região Serrana, criada para a reconstrução da área atingida pelas enchentes. Monnerat também esteve em Silva Jardim em outra oportunidade para conhecer o projeto das casas populares, modelos das quais adotaria para os demais desabrigados da Região. Ele está encarregado, entre outras coisas, de buscar áreas onde possam ser construídas as oito mil unidades habitacionais que atenderão as vítimas da maior tragédia do país. Além da Fazenda da Laje, em Nova Friburgo, que já foi desapropriada, estão sendo feitos os estudos topográficos e a sondagem para a construção de unidades habitacionais. Os municípios de Teresópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro inclusive já apresentaram sugestão de terrenos que poderiam ser usados. Os engenheiros estão agora estudando a viabilidade da obra.

O loteamento Nova Morada fica entre os bairros de Biquinha e Nossa Senhora da Lapa, ocupando área de 16 mil metros quadrados. As casas construídas em Silva Jardim terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e uma área de serviço. De acordo com o projeto, todo o loteamento Nova Morada será urbanizado com pavimentação, colocação de meios-fios, calçadas, rede de drenagem e de abastecimento d'água, além de iluminação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Silva Jardim
Editado por Marlon Antônio Rodrigues da Silva

0 comentários:

Postar um comentário