Por Gilmar Marques
Cantagalo sedia Fórum de Gestores de Cultura da Região Serrana.
Proposta é fazer circular atividades culturais regionais, numa espécie de caravana, em todos os municípios da região através de intercâmbio entre as cidades.
Secretária de Educação e Cultura de Cantagalo, Lucinha Farah Noronha, destacou várias ações culturais do município. |
Em Cantagalo, o encontro, que promove a integração da região e discute a criação e as ações do Plano Estadual de Cultura, foi apenas mais uma das etapas, já que a proposta é uma reunião a cada mês em cada um dos municípios integrantes. O objetivo, segundo a secretária de Educação e Cultura de Cantagalo, Lucinha Farah Noronha, que recepcionou e abriu os trabalhos, é integrar culturalmente toda a Região Serrana, principalmente agora, depois da tragédia climática ocorrida em janeiro. Na abertura, ela apresentou várias ações culturais do município.
As ações visam estruturar os municípios com espaços móveis e itinerantes próprios para receber as mais diversas atividades culturais e artísticas, propiciando a circulação de atividades artístico-culturais produzidas na própria região, oportunizando artistas e projetos nascidos aqui mesmo e que agora terão o apoio necessário à sua expansão através de uma série de incentivos, inclusive através de subsídios financeiros.
Dentro da metodologia, cada município receberá, pelos menos uma vez por mês, uma caravana com quatro atrações vindas de outras cidades da região e fará composição com mais três atividades locais, produzidas no próprio município, e oferecidas ao público de graça. Para receber essa "caravana", cada cidade, além de seus próprios investimentos, receberá uma espécie de kit contendo lonas, som, palco, iluminação e cadeiras para montagem. O projeto também visa a contratação de mão de obra local para viabilizar a execução, além de cachês pagos aos grupos que se apresentarem. Ficou acertado que cada município também poderá indicar atividades para circulação conforme sua população, sendo um mínimo de 15 atividades e um máximo de 45, totalizando, ao final de seis meses de execução do projeto, 90 eventos, com 630 espetáculos apresentados. A estimativa é de que o custo beire os R$ 4,6 milhões.
- Aproximar, culturalmente, os municípios da Região Serrana; propiciar à população o acesso às ricas produções culturais disponíveis nos municípios, mas ainda não conhecidos regionalmente; e incentivar a produção cultural local. Essas são algumas das metas da união desses municípios - explicou Lucinha Farah Noronha, que também anunciou aos participantes da reunião que, em breve, a cultura será desmembrada da educação em Cantagalo, já que, esta semana, a Câmara Municipal aprovou proposta do prefeito Guga de Paula (PP) de criação da Secretaria Municipal de Cultura.
Reunidos, gestores discutiram a caravana que vai levar atrações culturais da região para a própria região, num intercâmbio de cidades
Juntos, os municípios integrantes do fórum representam quase um milhão de habitantes. A circulação das atividades culturais produzidas nesses municípios dentro da própria região é uma das determinações do grupo e que já entrou para a lista de prioridades da cultura da Região Serrana, que, conforme o fórum, caracteriza-se por ter uma identidade própria.
Além de Cantagalo, fazem parte do fórum os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale
0 comentários:
Postar um comentário