Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Deputado classifica cobrança do pedágio como "absurdo", "assalto", "roubo" e "vergonha"

DEPUTADO DENUNCIA CONCESSIONÁRIA ROTA 116

Fonte: site do deputado Altineu Côrtes


Deputado Altineu Côrtes Freitas Coutinho
O Deputado Estadual Altineu Côrtes (PR-RJ) usou a tribuna da Alerj para fazer uma grave denúncia sobre a Rota 116, concessionária que explora o pedágio da RJ-116 (Rodovia Presidente João Goulart), que liga o município de Itaboraí ao município de Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, passando por dentro da cidade de Nova Friburgo e do município deCachoeiras de Macacu, sendo a principal via de escoamento de hortifrutigranjeiros das regiões produtoras para a capital.

Segundo o parlamentar, as denúncias vieram dos moradores de Bom Jardim e de Nova Friburgo, especificamente do bairro Conselheiro, sobre o pedágio da RJ-116. Para eles, a Rota 116 não está cumprindo corretamente o contrato de exploração, pois continua cobrando pedágio do trecho de Friburgo a Bom Jardim. Ainda de acordo com os relatos, as pessoas não estão usando a estrada, que está interrompida. “As pessoas têm que entrar por Banquete, fazer por ali um caminho mais longo em estrada de terra e, mesmo assim, a concessionária não tem a mínima sensibilidade”, afirmou Côrtes, completando.

- Tenho muitos amigos nessa localidade, que me ligaram para relatar os graves problemas que vêm enfrentando com essa concessionária. É uma situação vexatória, um absurdo, um dos maiores que já vi neste Estado. A concessionária assinou um contrato com o governo estadual em que ela deveria executar diversas obras, o que não foi feito. Além disso, o pedágio foi cobrado desde o início e sempre é reajustado, disse.

Outro absurdo apontado pelo deputado Altineu Côrtes é o contrato. “Pelo que pude entender ao longo do tempo em que analisei e acompanhei esse contrato, e pelas denúncias recebidas nos últimos dois anos, essa empresa deve ter até comemorado a tragédia lá em Friburgo, porque aí ela coloca tudo na conta da tragédia. Houve o problema, caiu barreira. Como isso não estava previsto no contrato, o DER e o Estado têm de fazer a obra”, apontou Côrtes.

Côrtes, que é presidente da Comissão Permanente de Defesa Civil da Alerj, já havia denunciado o problemas outras vezes. “Já encaminhei essa questão para o Ministério Público, em Nova Friburgo, encaminhei para a Agência reguladora. Mas, infelizmente, providências não foram tomadas. A população daquela região está sendo assaltada, roubada”, enfatizou o parlamentar.

Altineu Côrtes prometeu à população daquela região que vai lutar pelos direitos deles.

- Então, fica o registro aos nossos amigos que nos telefonaram. Infelizmente é o que nós podemos fazer. Mas vamos cobrar novamente do Ministério Público, vamos encaminhar novamente à agência do Estado para que eles tomem alguma providência para que essa vergonha acabe aqui no Estado do Rio de Janeiro, concluiu.

Nós temos verificado crescimento do Brasil e do Estado do Rio. Somos favoráveis ao crescimento, se Deus quiser o Rio de Janeiro está crescendo, vai crescer mais ainda. E não cabe mais um absurdo como esse de escancaradamente uma empresa não cumprir o contrato, só cumprir, sim, a parte do seu recebimento, quando ela tira do bolso do cidadão que usa a rodovia.

0 comentários:

Postar um comentário