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terça-feira, 13 de junho de 2017

SEBRAE abre inscrições para edital "Sebrae Moda Sustentável"


Sebrae/RJ lança edital de seleção para micro e pequenas empresas do setor de Moda participarem de projeto de desenvolvimento de práticas sustentáveis


A iniciativa chamada de ‘Sebrae Moda Sustentável’ é inteiramente gratuita, terá duração de 15 meses e visa aumentar competitividade e inovação dos pequenos negócios fluminense

Até o dia 26 de junho, micro e pequenas empresas do setor de Moda de todo estado do Rio de janeiro, incluindo os segmentos de vestuário, acessórios em couro, calçados, bijuterias e joias, terão a oportunidade de participar do edital de seleção para participação no projeto “Sebrae Moda Sustentável”, cujo objetivo é aumentar a competitividade e a inovação dos pequenos negócios de Moda fluminense. As inscrições já estão abertas, podem ser feitas pela internet gratuitamente e, para aderir ao programa, basta os interessados acessarem o regulamento e preencher o formulário que estão disponíveis em http://bit.ly/edital_moda.

As empresas selecionadas para o “Sebrae Moda Sustentável” participarão de uma série de atividades durante 15 meses (entre julho de 2017 e setembro de 2018), a maioria gratuitas ou amplamente subsidiadas pelo Sebrae/RJ. Neste período, os empresários terão acesso a consultorias, capacitação e informação, tecnologia e inovação, aproximação com investidores, oportunidades de negócios, otimização de processos produtivos e novos clientes. 

Segundo a coordenadora de Moda do Sebrae/RJ, Fabiana Pereira Leite, o sucesso dos negócios relacionados a este setor sempre esteve diretamente relacionado no comportamento do consumidor e justamente por isso, os empresários da Moda têm que estar cada vez mais atentos às tendências, inovações e mudanças que possam surgir no mercado, como é o caso de questões relacionadas à sustentabilidade, assunto que recebe destaque na sociedade de hoje. “O consumidor está muito mais engajado e deseja usar produtos de moda que reflitam a sua maneira de pensar e o seu envolvimento com determinadas causas. Marcas de moda com um posicionamento mais consciente e atuante em relação a temas, como sustentabilidade e crises sociais têm mais chances de alavancar fundos junto a investidores, que injetam recursos em modelos de negócio que tragam algum tipo de retorno para a sociedade ou impactam positivamente o ambiente em que estão”, ressalta.

Assim como Fabiana, a empresária Vanessa Wagner, da Zóia, acredita que o tema sustentabilidade é de fundamental discussão nos dias atuais. Há dez anos no mercado, a empresa trabalha com diversos materiais e seu portfólio de produtos inclui embalagens de alumínio, tetrapak, papelão, chapas de raio X recicladas, entre outros. “Somos pioneiros no segmento de acessórios quando o assunto é sustentabilidade. É parte dos nossos valores e princípios; é o DNA da empresa. Acredito que todo produto deve ter um conceito e um propósito ligado à marca. O mercado mudou e inovar não é mais uma questão de marketing. A sustentabilidade veio para ficar e certamente é a sexta onda da inovação”, destaca.

Motivações para o projeto

O projeto “Sebrae Moda Sustentável” foi elaborado a partir de um levantamento com micro e pequenas empresas fluminenses do setor de Moda. 

Realizado em janeiro deste ano, os dados confirmaram que apesar de se dizerem sustentáveis e adotarem algumas medidas relacionadas à sustentabilidade, as empresas pesquisadas (total de 62) ainda possuem um longo caminho a trilhar no que se refere a mudanças consistentes e relevantes para o desenvolvimento sustentável, como: controle completo da cadeia de fornecedores, destinação e tratamento de resíduos, entre outras ações. 

Entre as empresas participantes, 86% se reconheceram como sustentáveis, 9% admitiram não estarem alinhadas aos pilares da sustentabilidade e 5% não souberam informar seu posicionamento. 

De acordo com o levantamento, 61% dos negócios pesquisados são microempreendedores individuais (MEI). Como são pequenos, em geral, participam de feiras e eventos de Moda para tornar suas marcas mais conhecidas. 

As empresas atuam tanto no varejo quanto no atacado (53%). Menos de 20% tem ponto de venda físico e a internet é o meio mais utilizado para a divulgação de seus produtos (98%). 

A maioria dos empresários (31%) está na faixa dos 25 a 30 anos de idade, 76% são do sexo feminino e 43% possuem ensino superior completo.

Sobre a localização das empresas, 24% estão na zona Norte, sendo o bairro de São Cristóvão o local mais citado - zona Sul (22%), Niterói (16%), zona Oeste (10%), a maioria da Barra da Tijuca e 10% estão nos municípios da Região Serrana: Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. 

Com relação ao segmento de atuação, 59% trabalham com vestuário, 27% estão no ramo de acessórios e 28% com joias e bijuterias. O setor de calçados representa 12% das operações no universo das empresas sustentáveis pesquisadas.

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