Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 23 de maio de 2017

Abóbora gigante é colhida em Bom Jardim

Abóbora "gigante" cultivada sem agrotóxicos é colhida com 45 Kg na Serra do RJ;
 "terra é boa", diz agricultor

Engenheiro agrônomo cita carga genética da semente e fatores ambientais como fundamentais para o crescimento acima do normal; legume foi plantado em Bom Jardim.

Por Juliana Scarini, G1, Bom Jardim
Abóbora pesa 45 Kg, enquanto uma dentro do padrão pesa entre 3 e 4 Kg
 (Foto: Fernando Moraes / Inter TV)
Quando plantou a semente em setembro de 2016, o agricultor Grimaldo Klem, de 67 anos, não podia imaginar que a abóbora cresceria pelo menos 10 vezes mais do que um legume normal. Com 45 Kg e 70 cm de comprimento, a abóbora "gigante" colhida na área rural de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio, foi aberta nesta segunda-feira (22) e surpreendeu mais uma vez por estar boa para o consumo, apesar de ter sido cultivada sem o uso de agrotóxicos.

O legume foi colhido no dia 12 de maio, oito meses após ser plantado. O agricultor, que trabalha com a terra desde os 7 anos e mora com a família em um sítio na localidade de Boa Vista, a 25 quilômetros do Centro de Bom Jardim, acredita que o solo fértil, como ele mesmo define, foi essencial para que a abóbora atingisse o tamanho bem acima do normal.

“A terra aqui é boa. Muita gente se admira com as coisas, mas para a gente que trabalha na lavoura, isso é uma coisa normal”, contou Grimaldo orgulhoso, mas confessando que “é a maior abóbora que eu já colhi. Uma vez plantei outra que chegou a 20 quilos, mas igual a essa, nunca”.

Família se supreendeu ao cortar o legume e atestar que ele está bom para o consumo
(Foto: Fernando Moraes / Inter TV)
Carga genética da semente e fatores ambientais explicam o 'fenômeno'

O engenheiro agrônomo e gerente estadual de floricultura, fruticultura, café e orgânicos da Emater-RJ, Martinho Belo, confirma que uma abóbora desse tipo é rara, já que o padrão médio de produção varia entre três e quatro quilos. Ele explica que é muito difícil chegar a esse tamanho, mas que a alteração pode acontecer por causa de uma situação anômala.

“Existem dois fatores que podem ocasionar o crescimento acima do normal: genético e ambiental. Um bom solo e o clima mais quente favorecem o crescimento da abóbora, além da carga genética dessa semente, que também possibilitou que chegasse a esse tamanho”, afirma Martinho.

Família de Grimaldo se reuniu para cortar a abóbora (Foto: Fernando Moraes / Inter TV)
Grimaldo conta que a semente foi comprada em Nova Friburgo e que algumas abóboras estragaram, ficando a "gigante". O agricultor estima que ela seja capaz de alimentar cerca de 20 pessoas.

Erlimar Klem, filho do agricultor, acredita que um dos fatores que colaboraram para que o legume chegasse aos 45 Kg estando próprio para o consumo foi o fato de não ter sido utilizado nenhum tipo de agrotóxico no cultivo.

"Estávamos com medo de estar brocada (podre) por dentro, mas está muito linda. Agora só falta fazer para saber se é gostosa", disse Erlimar.

Postagem teve centenas de curtidas e dezenas de compartilhamentos (Foto: Reprodução / Facebook)

Abóbora 'gigante' foi parar nas redes sociais

Grimaldo não tem acesso à internet, mas soube que a abóbora cultivada e colhida no seu sítio ganhou as redes sociais. Ele conta que alguns amigos pergutaram se podiam postar fotos dele com a abóbora em páginas, além de enviar por aplicativos e ele autorizou.

“Eu não ia fazer isso, mas meus amigos queriam, eu não ligo”, disse.
Abóbora atingiu os 70 centímetros de comprimento
 (Foto: Erlimar Klem / Arquivo Pessoal)
O trabalhador rural afirma que tem orgulho de ter criado os filhos e sustentado a família com a agricultura e conta que ama lidar com a terra.

“Eu planto tudo aqui; milho, feijão, mandioca, abóbora, batata doce... Na minha época não tinha isso de estudar, era só trabalhar”, conta o homem simples sem se lamentar e fazendo questão de ressaltar que em 2016 vendeu mais de 100 caixas de batata doce e 200 de mandioca.

0 comentários:

Postar um comentário