Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Exposição "Nas lentes das histórias" será aberta hoje no Museu Clirton Cabral


A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim - STECLA convida a todos para a mais nova exposição no Museu Prof. Clirton Rêgo Cabral (espaço do Galpão Cultural Margaret de Jesus - rua Luiz Corrêa, 06, Centro - Bom Jardim - RJ).

A exposição é composta por quase 40 equipamentos antigos, dentre máquinas fotográficas e câmeras de vídeo. Desde máquinas de 1916 (usada por soldado durante a primeira Grande Guerra), passando pela primeira câmera fotográfica "digital" (que na verdade não eram fotografias mas sim vídeos estáticos) e equipamentos raros como um fotômetro manual.

Concurso de fotografias sobre Bom Jardim encerrará inscrições no dia 20

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim - STECLA lançou seu primeiro concurso de fotografia amadora, organizado pela Coordenadoria de Turismo. 

O concurso teve o prazo de inscrições estendido e vence no dia 20 de abril de 2016.

Leia o regulamento completo no blog da Secretaria Municipal de Cultura clicando aqui.

Concurso de prosa e poesia em Bom Jardim tem inscrições prorrogadas


Leia o edital completo no blog da Secretaria de Cultura clicando aqui.

Restaurador descobre pinturas originais na sede do Museu Fazenda Bom Jardim

O restaurador em seu trabalho de investigação.
Foto: divulgação.
O trabalho, fruto de parceria entre o restaurador e a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte Cultura e Lazer de Bom Jardim - STECLA, está no estágio inicial (fase de investigação).

O restaurador Gilson Andrade​, carioca de nascimento e radicado em nossa região, junto com sua auxiliar técnica Fátima Andrade, está trabalhando nas dependências do Museu da Fazenda Bom Jardim - Cel. Luiz Corrêa para trazer de volta as antigas pinturas em paredes daquele prédio histórico.

Concurso Nacional Novos Poetas. Prêmio Sarau Brasil 2016.

Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Sarau Brasil 2016.

Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa.

O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. 

Serão 250 poemas classificados. A classificação dos poemas resultará no livro, Prêmio Sarau Brasil 2016. Antologia Poética. 

Concurso Literário e uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, alcançando o grande público, escolas e faculdades.

Inscrições gratuitas

De 20 de fevereiro a 05 de junho de 2016 pelo site: www.concursonovospoetas.com.br

Realização: Vivara Editora Nacional
Apoio Cultural: Revista Universidade

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Dia de Tiradentes será feriadão em Bom Jardim

Comemorado no dia 21 de abril (quinta-feira), o dia de Tiradentes é feriado nacional. Mas os servidores públicos municipais de Bom Jardim terão a sexta-feira também de folga. É que o prefeito municipal decretou ponto facultativo nesse dia, emendando como fim-de-semana.

Veja a publicação oficial:


Campanha contra Aftosa acontece em maio

Primeira fase visa imunizar animais de todas as idades

A secretaria de Agricultura de Bom Jardim e a Emater-Rio informam aos pecuaristas que a 1ª fase da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa de 2016 acontece durante todo o mês de maio, para animais de todas as idades. Os pecuaristas deverão imunizar todo o rebanho e entregar a declaração de vacinação na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na antiga Comave.

Fonte: PMBJ