Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Sesc oferece tratamento dentário gratuito em Bom Jardim

ODONTOSESC - Sesc oferece tratamento dentário gratuito em Bom Jardim a partir de 16/12

Consultório móvel estará no Bairro São Miguel para o atendimento de adultos e crianças a partir de 5 anos; realização é parceria com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura da cidade.

O ODONTOSESC funcionará na Clínica da Família Álvaro Daniel Nunes Guimarães (Rua Maria Eugênia Merlim, s/nº, Bairro São Miguel). As inscrições estarão abertas no dia 16/12/2014, a partir das 10h. O atendimento é voltado para adultos e crianças a partir de 5 anos. Há 500 vagas (320 para atendimento imediato e 180 para fila de espera).

Serviços disponíveis: remoção de tártaro, polimento, radiografias dentárias, escovação e fluoretação, obturação e extração (as duas últimas, após avaliação e apenas quando necessárias).

De acordo com o Ministério da Saúde, as cáries atingem quase 90% da população brasileira. Para tratar esta doença bucal tão comum e outros problemas dentários, o Sesc leva sua unidade móvel de odontologia, o OdontoSesc, a diversos pontos do Estado, e, a partir do dia 16/12 (terça-feira) Bom Jardim é a cidade que recebe a carreta de saúde bucal. O OdontoSesc é formado por consultórios de última geração, equipados para diferentes tipos de demanda, da obturação à radiografia, além de extração, fluoretação, escovação e profilaxia. O programa de saúde oferece 500 vagas (320 para agendamento imediato e 180 para fila de espera), e vai atender aos moradores por três meses, de segunda a sexta. Para usar os serviços do OdontoSesc, os moradores devem fazer a inscrição no dia da inauguração, a partir das 10h, levando CPF e carteira de identidade. Os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal, que deve apresentar a certidão de nascimento, carteira de vacinação ou carteira escolar.

As unidades do OdontoSesc funcionam em uma carreta com cinco metros de altura, 14 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, onde funcionam quatro consultórios odontológicos completos para tratamentos de clínica geral. Os serviços oferecidos serão remoção de tártaro, polimento, radiografias dentárias, escovação e fluoretação, obturação e extração (as duas últimas, após avaliação e apenas quando necessárias). O atendimento do OdontoSesc em Bom Jardim é uma iniciativa do Sesc em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura.

Além de oferecer tratamento, o OdontoSesc também trabalha a prevenção das doenças dentárias e a importância da higiene bucal, como explica Isabel Pereira, gerente das Unidades Móveis do Sesc no Rio de Janeiro:

No dia da inauguração, todas as pessoas que vão ao OdontoSesc recebem orientações sobre higiene bucal e oficinas de escovação. Acreditamos que a prevenção e a educação em saúde é o principal legado do OdontoSesc nas cidades onde estamos, além também do apoio nos tratamentos odontológicos, serviços que têm grande demanda. E como as crianças são os principais multiplicadores de informação nas famílias, as ações educativas para elas são especiais. 

Uma atração a mais que demonstra a ação da cárie sobre os dentes é a experiência do ovo: um ovo tem um dos lados com flúor e é mergulhado em um recipiente com vinagre. Por ser ácido, o vinagre desgasta a cor do ovo na face que não tem flúor.

O OdontoSesc já visitou cidades como Volta Redonda, Cabo Frio, Barra do Piraí, Teresópolis, Angra dos Reis, Niterói, Queimados, Natividade, São José de Ubá, Três Rios e Barra Mansa, entre outras. Para mais informações e detalhes sobre o atendimento do OdontoSesc em Bom Jardim é só acessar o site do Sesc (www.sescrio.org.br). Além da unidade em Bom Jardim, outras três unidades estão em operação no estado: em Conceição de Macabu, em Xerém (Duque de Caxias), em Campo Grande e Jacarepaguá, ambos bairros da Zona Oeste da cidade do Rio.

Prevenção da cárie

A cárie é uma das doenças mais comuns da boca, e causa a deterioração do dente. Apesar ed ser causada por uma bactéria, são necessários outros fatores como dieta rica em carboidratos, higiene oral deficiente ou ausente e saliva viscosa ou insuficiente, entre outros. Por isso, é muito importante a higienização da cavidade oral, desde que o bebê nasce. Para evitar a cárie, torna-se necessários adotar os seguintes hábitos: boa escovação dos dentes, utilização de fio dental, uso de creme dental com flúor, controle da dieta e ações educativas. A falta de dentes pode provocar problemas digestivos, lesões bucais, alterações na fala e perda da autoestima.

0 comentários:

Postar um comentário