Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ameaças naturais de Bom Jardim são identificadas

As maiores ameaças naturais de Bom Jardim são enchentes e enxurradas.

Estudo feito pela Secretaria Estadual de Defesa Civil aponta que 35% das ameaças naturais que atingem o Estado do Rio de Janeiro são deslizamentos e inundações. O resultado foi obtido por meio de um diagnóstico feito para 460 ameaças mais recorrentes. A pesquisa foi lançada na terça-feira (dia 29) no Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o tenente-coronel Paulo Renato Vaz, diretor da Escola de Defesa Civil, o estudo vai ajudar as defesas civis municipais a pensarem em planos de contingência de acordo com as ameaças prevalentes em cada local. "Baseados nesta pesquisa, vamos oferecer às 92 defesas civis municipais um treinamento específico e intensivo para que elaborem e ponham em prática com antecedência seus planos de contingência para cada uma das ameaças citadas. Estamos não apenas identificando e hierarquizando os riscos, mas também tomando providências", afirmou o diretor.

Segundo a secretaria, em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis, na região serrana, deslizamentos e inundações são as ameaças mais comuns. No município de Bom Jardim, também na região serrana, inundações e enxurradas acontecem com mais frequência. Na região metropolitana, o trabalho aponta que Niterói tem prevalência de deslizamentos, assim como na capital fluminense, que também tem grandes riscos de alagamentos.

A partir de agosto, serão realizadas cinco oficinas para discutir os planos de contingência, chamados de Hands-on. Eles vão servir como base para o treinamento de secretários, subsecretários e coordenadores municipais de Defesa Civil. O objetivo é ter, até o dia 21 de novembro, um mês antes do início do período de chuvas, os planos de contingência nos níveis municipal, estadual e federal, se preciso.

(Fontes: R7 e G1)

0 comentários:

Postar um comentário