Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vistorias do DETRAN no mês de maio em Bom Jardim

A partir desta quinta-feira (2/5), o Detran visita 50 municípios do interior durante o mês de maio para serviços como vistoria anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), transferência de propriedade, alteração de características, entre outros.

Para agendar o serviço, os motoristas devem estar com o IPVA pago e ligar para 0800-0204040 ou 0800-0204041, de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 8h às 18h.
Em Bom Jardim a vistoria acontecerá nos dias 08/05 e 24/05.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sind-justiça noticia possível perseguição a servidor do TJRJ

A Coordenação Geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro - Sind-Justiça-RJ publicou, em 18/04/2013, nota denunciando possível perseguição a servidor do próprio Tribunal. O motivo teria sido o envio pelo servidor de mensagem ao Conselho Nacional de Justiça-CNJ contendo reprodução de matéria de jornal a respeito de projeto de lei que prevê a retroatividade de auxílio-moradia a juízes e desembargadores. O servidor foi removido ex-officio e está respondendo a sindicância.

O sindicato afirma que teria sido publicado no Diário Eletrônico de 18/4 a abertura de sindicância contra o servidor Leonan Pereira Fernandes, sob a acusação de ter enviado e-mail ao CNJ, a partir de endereço do Tribunal de Justiça. Segundo a acusação, ele teria incorrido em “grave violação do dever de lealdade, falta de natureza grave e desídia”.

O Sind-Justiça afirma ter entrado em contato com o servidor e acessado o inteiro teor do e-mail que ele encaminhou ao CNJ, constatando que o texto não faz absolutamente qualquer menção ou ofensa a nenhuma autoridade, não possuindo nenhuma expressão que configurasse desrespeito às autoridades e tampouco configurasse qualquer desídia, haja vista que o e-mail foi encaminhado em seu horário de almoço, conforme comprovado no próprio e-mail.

O servidor acessou a página do CNJ, clicou no link “Fale Conosco” e enviou a sua opinião. O sistema do Tribunal, que vincula o Outlook às mensagens enviadas, registrou a mensagem como tendo sido encaminhada de e-mail do tribunal.

Vejam a velocidade com que tramitou o processo a partir daí, ainda segundo o sindicato:

- O e-mail foi enviado às 12h11min de 12 de abril, sexta-feira;
- No mesmo dia foi constatado o envio do e-mail; foi feito relatório da chefia ao Diretor do Departamento; o fato foi comunicado ao Diretor Geral; foi encaminhado ao Juiz de Direito Auxiliar da Corregedoria; e foi baixado Ato Ordinatório pelo Encarregado do Setor de Fiscalização e Disciplina;
- Na segunda-feira, dia 15, já houve despacho do Juiz Dirigente do 1° NUR, instaurando sindicância contra o servidor;
- No dia seguinte, 16, foi encaminhada à publicação a decisão;
- No DO do dia 18 já foi publicada a decisão.

Ou seja, o processo andou, numa tarde de sexta-feira, mais rápido do que qualquer outro processo anda em meses nessa Casa. Em toda a história do Tribunal raríssimos casos há de um processo que andasse tão rápido. Outra exceção recente foi o trâmite do auxílio moradia, que nasceu no dia 14 de dezembro e no dia 17 já estava aprovado no Órgão Especial.

Veja a íntegra da nota, incluindo o texto original do e-mail enviado pelo servidor, clicando aqui.

Veja a publicação do dia seguinte (19/4/2013) do jornal "O Dia" clicando aqui.

Acompanhe outras notas publicadas a respeito no site do Sind-Justiça clicando aqui.

Vista panorâmica parcial de Bom Jardim em 1964


O local onde estava instalado o circo é hoje ocupado pela Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Portal Bom Jardim desativa sua sala de bate-papo

Como parte inicial do processo de desativação, o Portal Bom Jardim apagou sua sala de bate-papo online.

"À margem do lixo", neste sábado, no cinema de Bom Jardim

Nota do Editor - Apesar de não constar na listagem do cartaz, o Portal Bom Jardim também apóia esse evento (por enquanto). O filme "Esqueceram de mim" deve ser exibido em breve...



O documentário acompanha a rotina dos catadores de papel e materiais recicláveis na cidade de São Paulo. Transitando pela cidade, o filme mostra a articulação política da categoria, especialmente em torno do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e a importância deles na preservação do meio ambiente.


1929: inauguração da praça Coronel Monnerat

Foto digitalizada e publicada na web por Peter Abreu.
Inauguração da Praça Coronel Monnerat (a praça da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Bom Jardim), em 1929. Na foto, Padre Nicodemo, Gastão Reis, Pe. Sobreira e Dona Constância.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Concerto em homenagem às mães

Um concerto com a Sociedade Musical Recreio Bonjardinense prestará homenagem às mães.

O show contará também com a participação de grupos artísticos convidados: BJ TRIO, OS P3RVERSOS e FELIPE AGUIAR & alunos.

O evento, livre e gratuito, será realizado no sábado, 4 de maio, a partir das 20h, no teatro do Galpão Cultural Margaret de Jesus no Cine-teatro Edmo Erthal (antigo Cine Bom Jardim).

BJ Trio no evento "Domingo é dia de choro"

O show de chorinho, que a Secretaria Municipal de Cultura de Bom Jardim pretende que se torne uma tradição na cidade, aconteceu no domingo (21), no recanto ao lado da banca de jornais, no centro da cidade.

BJ Trio.
Local do evento.

Memória de Bom Jardim preservada no Galpão Cultural

Acervo inclui vídeos produzidos pelo Projeto Mídia Digital

O Pró-memória Manoel Erthal, sala de memória do Galpão Cultural em Bom Jardim, reserva espaço
para manter viva a história do município. Fotografias, documentos e objetos históricos compõem o acervo disponível ao público. Há também vídeos produzidos pelo Projeto Mídia Digital, com entrevistas de cidadãos bom-jardinenses - nos relatos, experiências na cidade, e observações de diversos aspectos do município (como a própria característica do povo, as manifestações culturais e os espaços físicos).

De segunda a sexta, das 9h às 16h | Sábados e domingos, das 14h às 18h

Local: Galpão Cultural Margaret de Fátima de Jesus Silva, rua Luiz Correa, s/nº, Centro – Bom Jardim.

Outras informações: Gratuito - Telefone: (22) 2566-3032

Estação ferroviária de Bom Jardim na década de 1940


Não se sabe ao certo o ano em que foi feita essa fotografia, mas acredita-se que tenha sido feita entre as décadas de 1940 e 1950. 

Nas imediações da linha férrea, no chão de terra batida, as crianças brincavam de bolas de gude, pião e futebol.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Entorno da praça de São José do Ribeirão está recebendo cobertura asfáltica

Foto: Marlize Rodrigues Andrade.
Foto: Marlize Rodrigues Andrade.
Veja mais fotos na página exclusiva sobre São José do Ribeirão clicando aqui.

domingo, 21 de abril de 2013

Nota publicada em jornal carioca comunica retorno do nome Bom Jardim

Imagem publicada na página do Facebook
dedicada a Bom Jardim-RJ.
Notícia do restabelecimento do nome "Bom Jardim" ao município que foi denominado "Vergel".

A nota foi publicada no jornal "A Noite", pertencente a Irineu Marinho, em junho de 1947. O jornal noticiou que o prefeito Edmo Erthal havia comunicado ao governador a satisfação da população com o restabelecimento do nome original de Bom Jardim.

Bom Jardim passa a se chamar Vergel
No dia 31 de Dezembro de 1943, por lei Estadual nº 1056 o município passou a chamar-se Vergel.

Vergel volta a se chamar Bom Jardim

Em 20 de Junho de 1947, uma nova lei Estadual devolveu ao município seu antigo nome de Bom Jardim.

sábado, 20 de abril de 2013

Ponto de táxi de Bom Jardim no tempo dos "fordecos"

Foto: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958.
Esse local era conhecido como "ponto de táxi" de Bom Jardim (atual praça João Almeida), ao lado da estação ferroviária. Os veículos, da marca Ford, eram chamados popularmente como "fordecos".

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Primeira Câmara Municipal de Bom Jardim

Foto: Registro fotográfico da implantação da Câmara Municipal de Bom Jardim-RJ,
 em 05 de março de 1893.
Em 12 de janeiro de 1893 foram eleitos os primeiros vereadores da história de Bom Jardim. Eles foram empossados em sessão solene na Câmara Municipal em 05 de março de 1893, momento em que foi criado o Município de Bom Jardim. Naquela época não existia a figura do prefeito. As Câmaras Municipais criavam as leis e governavam os municípios.

Os primeiros vereadores da história do Município de Bom Jardim foram:

Manoel Ferreira Figueiredo (presidente da Câmara Municipal)
Américo Ferreira da Rocha (vice-presidente)
Romualdo Veira de Carvalho
João Henrique Monnerat
Afonso Aguiar Duarte
Luiz Corrêa da Rocha Sobrinho

Os vereadores Distritais eleitos foram:
Francisco Gonçalves Coelho
Emílo Friedman

------------------------------------------------------------------------

A Câmara Municipal de Bom Jardim-RJ teve sua implantação de forma concomitante com a própria criação do município, em 05 de março de 1883.

A bem da verdade, com a proclamação da República em 1889 e as disputas políticas que se seguiram, muitas mudanças surgiram.

Em 1891, com a criação do município de Cordeiro, Bom Jardim passou a ser um de seus distritos. Porém, a situação durou pouco tempo, pois já em maio de 1892 uma nova reforma administrativa extinguiu o município de Cordeiro e devolveu as terras de Bom Jardim para Cantagalo e também devolveu São José do Ribeirão – que havia se tornado município – para Nova Friburgo.

Era um período de grande instabilidade político-administrativa. Assim foi que já em dezembro de 1892, pela Lei nº 37 de 17 de dezembro de 1892, a situação novamente mudou: voltou a existir o município de São José do Ribeirão. O distrito de Bom Jardim deixou de pertencer a Cantagalo e passou a pertencer ao município de São José do Ribeirão que, no entanto, mudou de nome e de sede, passando a denominar-se Bom Jardim e a ter sede no antigo Distrito de Paz, onde até hoje se acha localizada a cidade.

Em janeiro do ano seguinte realizou-se a primeira eleição para compor a Câmara Municipal, sendo os representantes eleitos empossados em sessão solene no dia 05 de março de 1893, tendo como Presidente Manoel Ferreira Figueiredo, Vice-presidente Américo Ferreira da Rocha e os vereadores Romualdo Veira de Carvalho, João Henrique Monnerat, Afonso Aguiar Duarte,Eugênio José Erthal, Luiz Corrêa da Rocha Sobrinho e ainda os vereadores Distritais Francisco Gonçalves Coelho e Emílo Friedman.

Antes da reforma constitucional de 1920, a administração municipal era exercida pela Câmara Municipal que tinha poderes legislativo e executivo. A Lei 1.670/20, regulamentada pela lei orgânica das municipalidades (Lei 1.734/21), introduziu a figura do prefeito e a partir de então a Câmara Municipal possuía apenas o Poder Legislativo, ficando o Poder Executivo a cargo do prefeito. Péricles Corrêa da Rocha foi o primeiro prefeito de Bom Jardim, exercendo mandato no período de 1922 a 1927.

A Câmara Municipal desenvolveu suas atividades até o ano de 1930, quando restou substituída pela Junta Governativa Revolucionária Provisória, perdurando a intervenção até o ano de 1935. No ano seguinte, foram retomadas as funções do Poder Legislativo municipal.

No ano de 1937 a Câmara Municipal mais uma vez foi dissolvida, passando o município a ser governado pelos Prefeitos nomeados, respectivamente: 1937 Prefeito Nomeado Cesar Monteiro Junior; 1941 Prefeito Nomeado Celso Peçanha;1943 Prefeito Nomeado Major José Nobre de Araújo; 1944 Prefeito Nomeado Benedito Figueira de Barros;1944 Prefeito Nomeado Mozart Serpa de Carvalho; 1945 Prefeito Nomeado João Castelar; 1945 Prefeito Nomeado Alvaro Almeida do Valle; 1946 Prefeito Nomeado Mozart Serpa de Carvalho e 1947 Prefeito Nomeado Edmo Erthal.

No dia 31 de Dezembro de 1943, por lei Estadual nº 1056 o município passou a chamar-se Vergel, denominação que perdurou até 20 de Junho de 1947, quando uma nova lei Estadual devolveu ao município seu antigo nome de Bom Jardim.

A partir do ano de 1947, sendo empossados os novos vereadores eleitos, mais uma vez retomou a Câmara Municipal sua função legislativa, mantendo-se em atividade ininterrupta desde então.



Referências:

IBGE, 1948, disponível em:

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-20RJ/sinopse1948/RJ_Vergel.pdf).

Professora Janaína Botelho, disponível em:

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Portal Bom Jardim: sem apoio e sem patrocínio, com os dias contados

Página inicial do Portal Bom Jardim.
O Portal Bom Jardim comunica que dentro em breve encerrará suas atividades. Sem apoio
financeiro, anunciantes ou patrocinadores, a página não tem como ser mantida, motivo pelo qual será "tirada do ar" dentro de pouco tempo.

Novo projeto, em outra área de conhecimento (e em outro município), está sendo elaborado e, assim que estiver pronto, o Portal Bom Jardim deixará de existir. Será dada continuidade apenas à página de São José do Ribeirão (O Bonde Blog).

Também será extinta nossa WebTV (TV Portal Bom Jardim), página com vídeos sobre assuntos ligados ao município.

Página inicial da TV Portal Bom Jardim.
Página inicial de O Bonde Blog.

Pró-memória de Bom Jardim já está recebendo visitantes

O Pró-Memória Manoel Erthal, criado em 2011, passa agora a ter
seu acervo disponibilizado ao público. 

Tendo como objetivo principal a organização, a conservação e a difusão do acervo documental da instituição, visa promover a preservação e a manutenção de parte patrimônio cultural material de Bom Jardim. Abriga coleções de documentos textuais, iconográficos, fonográficos e audiovisuais, além de informações históricas, estudos e pesquisas, que são significativas fontes de pesquisa para estudantes, professores e pesquisadores em geral. 
Inserido no prédio do Galpão Cultural, pode ser visitado nos horários regulares de funcionamento (de 3ª a 6ª  - de 9h às 12h e de 13h30min às 16h30min). 

Grupos podem agendar visitas guiadas.

São José do Ribeirão está recebendo "Asfalto na porta"

Na última segunda-feira (15), o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, recebeu a visita do presidente
Os secretários municipais de Obras e Infraestrutura,
Marcos Frederico dos Santos, e de Governo,
Hudson Monnerat, acompanharam o prefeito
 na recepção das autoridades.
do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ), Henrique Ribeiro, do chefe de gabinete da secretaria de Estado de Governo, Affonso Monnerat, e do engenheiro-chefe do DER-RJ no interior, Marcelo Góes. Durante o encontro o Chefe do Executivo mostrou as vias que receberão asfalto no distrito de São José do Ribeirão, através do Programa do Asfalto na Porta.

Para boa surpresa dos moradores, as obras de asfaltamento na sede do 2º Distrito já foram iniciadas.

Veja mais detalhes e fotos na nossa página exclusiva sobre São José do Ribeirão clicando aqui.

"Quintas Poéticas" volta à atividade


A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JOÃO XXIII anuncia o retorno do Projeto "Quintas Poéticas" e com uma novidade: pela primeira vez será realizado fora do centro da cidade. A localidade contemplada será o 3º distrito, onde existe a SALA DE LEITURA "BANQUETE DE HISTÓRIAS" .

O encontro que abrirá a temporada 2013 será no dia 25 de abril, a partir das 18h30min. O sarau é livre e gratuito e as pessoas podem participar levando uma poesia para ser lida ou declamada (de qualquer autor), um instrumento musical para ser tocado, ou comparecer simplesmente como apreciador.

"QUINTAS POÉTICAS" são saraus que acontecem tradicionalmente na última 5ª feira de cada mês.  

Se alguma outra comunidade estiver interessada em receber o evento pode entrar em contato com a Biblioteca (2566-3032) , com o Galpão Cultural (2566-2236) ou ainda, pelo e-mail casadaculturabj@gmail.com 

Festa de aniversário de Trajano de Moraes


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Homem morre no hospital Raul Sertã, após ser atropelado em Bom Jardim

Fábio Verly Monerat, 31 anos, foi atropelado na última segunda-feira, 15, em Bom Jardim e encaminhado para o Hospital Municipal Raul Sertã.

A vítima morava em Santo Antônio, Barra Alegre.

Por volta das 23h desta terça, Fábio não resistiu aos ferimentos e morreu.

O corpo foi removido para o IML para a necropsia.

Fonte: Nova Friburgo AM

"O santo milagroso" em mais uma apresentação em Bom Jardim


A comédia "O Santo Milagroso", depois de uma temporada de sucesso em 2012 (incluindo as apresentações em nossa cidade) retornará a Bom Jardim , mas desta vez, promovido pelo SESC-Rio Unidade Nova Friburgo. O espetáculo acontecerá no teatro do Galpão Cultural, no dia 28 de abril, às 20h.  

O  excelente texto é de Lauro César Muniz e a interpretação do grupo leva o público às risadas do começo ao fim. 

Os ingressos serão vendidos no domingo, a partir das 15h, na portaria do Galpão Cultural. 

Preços:
Associados SESC - R$ 2,00
Estudantes e idosos - R$ 4,00
Entrada Inteira - R$ 8,00


terça-feira, 16 de abril de 2013

Artistas tocam chorinho neste domingo

O "BJ Trio" e convidados se apresentarão no centro de Bom Jardim neste domingo. Veja a programação:


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Abertura oficial do pró-memória de Bom Jardim

O Pró-Memória Manoel Erthal, espaço do Galpão Cultural, passará a disponibilizar seu espaço e acervo para visitação, pesquisas e consultas.

Recentemente equipado com desumidificador e aparelho de ar condicionado, o Pró-Memória Manoel Erthal agora poderá receber visitantes. 

O espaço cultural se localiza na Rua Luiz Corrêa, 5, Centro, Bom Jardim, no prédio do Galpão Cultural Profª Margaret de Jesus, e estará aberto à visitação provavelmente a partir de 19 de abril. 

Mais informações pelo telefone (22) 2566-2236.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

TJRJ está prestes a presentear magistrados com mais de meio milhão de reais

Os juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro-TJERJ estão em
Protesto de servidores no centro do Rio. Foto: Leandro Corrêa
vias de conseguirem aprovação para uma imoralidade: auxílio moradia de mais de 5 mil por mês, retroativo há cerca de 10 anos, num montante de mais de meio milhão de reais para cada um. O Globo teria se recusado a publicar matéria paga do sindicato a respeito. 

Sind-Justiça-Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, organizou um protesto na frente do fórum central, na capital do Estado, entre 17h e 19h. Segundo o sindicato, "para dar visibilidade à sociedade da tentativa de aprovação de um auxílio moradia com retroatividade de dez anos, o que é imoral e inoportuno".

Protesto de servidores no centro do Rio. Foto: Leandro Corrêa
A entidade representante dos serventuários negociou com 3 grandes jornais do Estado: "O Globo", "Extra" e "O Dia" e contrataram os 3, pagando 14 mil reais pela publicação no jornal O Globo, 10 mil no Extra e 14 mil no jornal O Dia. Encaminharam texto aos três jornais, para ser publicado no dia da manifestação (11/4). Entretanto, na noite anterior teriam recebido ligação do jornal O Globo comunicando que o texto não havia sido aprovado e que estavam remetendo nova versão do texto elaborada pelo próprio jornal. "O texto encaminhado pelo Globo não tinha nada a ver com o texto original, tendo sido reduzido a um quarto do original e com mudanças de todas as palavras, suavizando e dando a entender que é um ato por pauta interna. No entanto, o preço seria mantido (24 mil reais para os dois jornais)", informou o Sind-justiça. Obviamente, a contratação do serviço foi suspensa.  O Extra publicou uma nota na Coluna do Servidor, do Djalma Oliveira (pág. 17 da edição de 11/4). O jornal O Dia publicou a nota na íntegra (texto reproduzido a seguir).

Paulo Barros e Affonso Monnerat se encontram com Hudson Braga

Prefeito de Bom Jardim tem encontrou com secretário estadual de Obras

Na última quinta-feira (4), o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, acompanhado pelo secretário de
Governo, Hudson Monnerat, foi ao Rio de Janeiro para uma reunião com o secretário de Estado de Obras, Hudson Braga, e com o chefe de gabinete da secretaria de Estado de Governo, Affonso Monnerat, onde apresentou pedidos novos e reiterou antigas solicitações.

Durante a conversa, o prefeito Paulo Barros pediu novamente urgência na construção de algumas pontes, dando ênfase às localizadas no Bairro de Fátima (São José do Ribeirão) e no bairro Maravilha, pois, segundo o prefeito, são de extrema importância para o transporte da produção rural e tráfego de ônibus e caminhões pesados.

O prefeito ressaltou também a necessidade de retomar o processo para construção da nova Unidade Básica de Saúde para o distrito de São José do Ribeirão e nova sede para o Corpo de Bombeiros, obras garantidas anteriormente pelo governo estadual.

Com relação à solicitação de asfalto para ruas de Banquete, São José do Ribeirão, Alto de São José e Barra Alegre, o secretário de Estado de Obras garantiu o asfaltamento e reafirmou o compromisso do governador Sérgio Cabral e do vice Pezão com o desenvolvimento de Bom Jardim, deixando o prefeito bastante satisfeito.

Fonte: ACOM da PMBJ

Prefeito é empossado presidente da Junta de Serviço Militar

O prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, tomou posse como Presidente da 24ª Junta de Serviço
Militar do município. A cerimônia, realizada no dia 11 de abril, em seu gabinete, contou com a presença do tenente do Exército Jason Carlos Munhé, delegado da IV Delegacia de Serviço Militar, das funcionárias da Junta e de secretários municipais.

O chefe do Executivo bom-jardinense, Paulo Barros, e autoridades presentes ao evento entoaram o Hino Nacional, e em seguida o presidente da Junta Militar de Bom Jardim fez o juramento diante da Bandeira Nacional e assinou o termo de posse. “É uma honra assumir esse cargo e poder contribuir através do serviço militar com o desenvolvimento e formação de nossos jovens bom-jardinenses”, disse o prefeito.

Ao fim da cerimônia, em conversa com o presidente da Junta, o tenente Jason elogiou a competência e comprometimento das funcionárias responsáveis pela Junta no município e todos assinaram o Livro de Posse.

Fonte: ACOM da PMBJ

Campanha de vacinação contra a gripe: de 15 a 26 de abril


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bom Jardim pode vir a ter posto fixo do Detran

Prefeito de Bom Jardim recebe equipe do Detran-RJ

Como resultado da última conversa com o Chefe de Gabinete da secretaria de Estado de Governo, Affonso Monnerat, quando o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, solicitou a instalação de um posto fixo do Detran-RJ no município, o chefe do Executivo bom-jardinense recebeu em seu gabinete uma equipe do órgão para discutir a possibilidade da instalação e analisar as condições do local. O encontro aconteceu na última sexta-feira (5), pela manhã e contou com a presença de secretários e vereadores.

O prefeito Paulo Barros argumentou o pedido em razão do deslocamento realizado pelos motoristas bom-jardinenses para vistoria dos veículos, assim como pelo crescente número de veículos registrados no município e para atender também aos motoristas dos municípios vizinhos de Duas Barras e Trajano de Moraes que não precisarão se deslocar por longas distâncias, para os municípios de Cordeiro, Macuco e Nova Friburgo.

Após a conversa no gabinete, a equipe do Detran-RJ, formada pelo diretor da 3ª Ciretran – Nova Friburgo, Marcelo Braune; o administrador, Ancelmo Luiz de Souza, o analista da Coordenadoria de Serviços Descentralizados do Detran-RJ, Marcos Lira; o Assessor-Chefe da Engenharia do Detran-RJ, Carlos Alberto Simões e o Chefe do Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT) de Bom Jardim, João Almeida de Carvalho, visitou o imóvel sugerido pelo prefeito, o prédio da antiga creche municipal localizada no bairro Campo Belo. Os funcionários gostaram muito do espaço e informaram que o governador Sérgio Cabral e o vice, Luiz Fernando Pezão, estão bastante empenhados em instalar o posto, que oferecerá diversos serviços aos usuários de Bom Jardim e Região.

Fonte: ASCOM da PMBJ

Católicos de Bom Jardim receberão a cruz pregrina

Em 08 de maio a comunidade católica de Bom Jardim receberá a visita da "Cruz Peregrina”, que
o Beato João Paulo II entregou aos jovens para que levassem por todo o mundo.

Disse na ocasião o Papa João Paulo II aos jovens: “Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção".

O evento terá início às 18h30min, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Casa abandonada no Campo Belo pode ser foco de doenças

Piscina sem cuidados e mato alto preocupam moradores de casas próximas.

Segundo informações extraoficiais, o imóvel estaria sendo alvo de disputa judicial do casal de proprietários, os quais estariam impedidos de tomar providências acerca de sua manutenção. Mas certamente o poder público deve exercer seu poder de polícia para salvaguardar a saúde dos demais cidadãos que moram no entorno da casa.

Atualizado em 12/4/2013 (18h42min) - Atendendo pedido de nosso leitor, que recebeu uma notificação para excluir sua reclamação da internet, removemos a parte da publicação que reproduzia seu texto.

"NUNCA FOMOS TÃO FELIZES" é o filme deste sábado no cinema de Bom Jardim

Pai e filho estão afastados há oito anos. Um esteve num colégio interno e o outro na prisão. O  
eencontro e a viagem de retorno para casa dão a entender o quanto será difícil para os dois a vida em comum. O pai tem uma vida misteriosa e encontros sigilosos. Acuado pela situação tensa que enfrenta, o rapaz não pode entender aquele convívio frustrante, preso a um apartamento quase vazio e tendo somente a companhia de um aparelho de TV e uma guitarra. Acaba se deparando com a necessidade de descobrir a própria identidade. Baseado em conto de João Gilberto Noll.

Sábado, 13 de abril
20h
Gratuito 
Duração: 90 min e 32 seg.
Classificação Indicativa: 12 anos

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Mudanças no Ceasa-RJ podem beneficiar Nova Friburgo e Bom Jardim

Por Marcus Vinícius

Acreditando no potencial da Unidade Região Serrana da Ceasa-RJ, em Conquista, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, solicitou uma visita da diretoria da Ceasa-RJ à unidade, onde foram anunciadas medidas para o desenvolvimento da Região Serrana. “Passamos por uma fase complicada de reestruturação da Ceasa, agora é hora de investir em melhorias na política de abastecimento do Estado. Firmamos uma parceria com a UFRRJ que vai trazer engenheiros e residentes em Engenharia Agronômica da Rural para atuar em todas as unidades da Ceasa. Será criado um mercado de flores na Unidade Grande Rio que atenderá aos produtores da região de Nova Friburgo e Bom Jardim. Também criaremos uma nova área coberta, destinada aos produtores rurais, para comercialização de produtos sazonais, como a couve-flor, cuja produção em Nova Friburgo é a maior do Brasil. Além disso já estamos coibindo a ação de atravessadores no Mercado Livre do Produtor e acabaremos com as permissões de uso mensais, transformando todas em diaristas”, afirmou Leonardo Brandão.

A Ceasa-RJ anunciou também a criação um Banco de Alimentos na Unidade Região Serrana, que funcionará higienizando, embalando e doando alimentos para entidades cadastradas no serviço de assistência social do município. O estoque do Banco de Alimentos será composto em sua maioria por produtos adquiridos pela Ceasa junto aos agricultores familiares da região. Ainda em relação ao apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar ficou acertada entre a Ceasa e a Prefeitura de Nova Friburgo reunião para elaborar um plano de ação a fim de ampliar a compra da merenda escolar dos agricultores familiares, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

sábado, 6 de abril de 2013

Cachoeira em Banquete

Esta é uma das muitas cachoeiras do município de Bom Jardim. Localiza-se na Barra de Santa Tereza, no distrito de Banquete. 
Foto: Ju Santana

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vacinação contra gripe começa dia 15 em Bom Jardim

A Prefeitura de Bom Jardim participará, entre os dias 15 e 26 de abril, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os trabalhos estão sendo coordenados pela secretaria de Saúde e a meta é imunizar crianças de 6 meses a 2 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas com indicação médica. Este ano o slogan da campanha é ‘Quem lembra da vacina se protege da gripe’.

Para atingir a meta de vacinar 80% do público-alvo, o Município disponibilizará a vacinação em todas as Unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) e nos Centros de Saúde José Alberto Erthal e Honório de Freitas Guimarães, das 8h às 17h, além do Dia D, marcado para 20 de abril (sábado).

A vacina protege contra os três principais vírus de gripe que circulam no hemisfério sul, inclusive a Influenza A (H1N1) e busca reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos prioritários.

Fonte: ASCOM da PMBJ

Cinema de Bom Jardim apresenta: "No rio das amazonas"


Uma viagem pela Amazônia, de Belém a Manaus. Lançado em 1995, o filme tem a participação do naturalista Paulo Vanzolini e trata particularmente da ecologia da região, com ênfase no modo de vida das populações ribeirinhas do Baixo Amazonas. 

Classificação: livre.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Oficina de fotografia em Bom Jardim

Ação faz parte do programa da Funarte Desafios Contemporâneos: 
Oficinas de Artes Visuais.
O Ponto de Cultura Rural se localiza em Santo Antônio, no Distrito de Barra Alegre.

O Ponto de Cultura Sobrado Cultural Rural, em Bom Jardim (RJ), recebe, entre os dias 8 e 19 de abril, a oficina Fotografia Artesanal: imagens do meu território, ministrada pelo artista e fotógrafo Claudio Paolino. Voltada para jovens com idade entre 13 e 16 anos, a atividade tem por objetivo desenvolver um processo educativo que permita ao participante aprender o processo de captura de imagens através da câmara escura; construir uma máquina fotográfica utilizando material do lixo que possa ser reaproveitado; e, ainda, registrar imagens das cidades do interior e do campo. A oficina faz parte do programa Desafios Contemporâneos: Oficinas de Artes Visuais, da Funarte, que visa a promover a reflexão sobre a prática das artes contemporâneas, por meio de conversas, encontros e oficinas, em vários estados brasileiros.

A proposta da oficina Fotografia Artesanal: imagens do meu território é contribuir para a formação de sujeitos críticos e conscientes; democratizar o acesso à produção de imagens; conscientizar sobre a importância do desenvolvimento sustentável; além de contribuir para a preservação da memória das cidades e do meio rural.

Paixão de Cristo foi encenada em Palmeirinha

A comunidade de Palmeirinha, localizada na região da Pedra Aguda, no distrito de Barra Alegre, realizou uma encenação da Paixão de Jesus. A apresentação aconteceu na tarde da Sexta-feira Santa (29/3). As fotos são de Thais Tardin.