Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Programação da Teia Rural 2013

Encontro anual dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro movimenta a Região Serrana do estado.
Serão três dias de programação nos municípios de Bom Jardim e Nova Friburgo

O VI Encontro Estadual dos Pontos de Cultura do Rio de Janeiro – Teia Rural 2013, que acontecerá de 5 a 8 de dezembro, reúne mostras artísticas de audiovisual, teatro, artes plásticas e danças tradicionais; e também rodas temáticas de discussão para trazer à cena cultural a importância de políticas públicas de cultura comunitária para áreas rurais. É uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, do Fórum dos Projetos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e ainda do Ministério da Cultura, Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, projeto Cultura Viva, Ibram e Pontos de Memória.

O Encontro começa no dia 5, em São Pedro da Serra, com apresentações musicais na quadra de esportes da cidade. Haverá, ainda, exposição de produtos agrícolas e divulgação de resultados de pesquisas com agricultura sustentável na região, na Casa dos Saberes.

No dia 6 é a vez de uma mostra artística no distrito de Barra Alegre, com exposição de artes plásticas, apresentações de banda de tambores, Mineiro-Pau e Bumba Meu Boi. Ainda no mesmo dia, na Casa dos Saberes de São Pedro da Serra, haverá uma mostra audiovisual e apresentação de dança afro-brasileira.

Já Lumiar, distrito de Nova Friburgo, leva literatura à praça pública no dia 8 com o projeto Chega Mais Leitura. Também está marcada apresentação da banda Euterpe Lumiarense. Às 18 horas, no ponto de cultura Tesouros da Terra, acontecerá a oficina Timbres e Temperos. Enquanto isso, no mesmo dia, em São Pedro da Serra, as atividades variam entre oficina de cultura digital e intervenções teatrais, na Escola Estadual, José Martins da Costa; e oficina de cerâmica e mostra audiovisual na Casa dos Saberes.

Fechando a programação do encontro, no dia 8, será apresentada em Lumiar uma mostra da produção audiovisual dos pontos de cultura da região, junto com o lançamento do filme “Casório na Roça”, de Luar Grinsberg.

A região Serrana do Rio de Janeiro, onde estão os municípios de Bom Jardim e Nova Friburgo, destaca-se por sua diversidade cultural. Manifestações artísticas tradicionais, como Folia de Reis, Mineiro Pau, Boi Bumba, Xote de Roda, Calango, ocorrem em comunidades rurais ou semi-urbanizadas de toda a região, que abriga um total de 16 municípios - ou 5,3% da população do estado.

0 comentários:

Postar um comentário