Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Estradas rurais da Região Serrana recebem revestimento primário

Na região Serrana, estradas vicinais dos municípios de Bom Jardim, Nova Friburgo, Sumidouro e
Teresópolis vêm recebendo aplicação de material de revestimento primário (brita tipo bica corrida) para melhorar a condição operacional de acesso dos moradores e de escoamento da produção agrícola.

Executadas pelos escritórios de engenharia rural da Emater-Rio, através do programas Estradas da Produção e Rio Rural Emergencial, as obras somam R$ 1,9 milhão, em recursos financiados pelo Banco Mundial. São, ao todo, quase 30 mil metros cúbicos de material aplicado em 83 trechos de vias rurais considerados críticos em 22 microbacias hidrográficas. A iniciativa conta, ainda, com a parceria das prefeituras dos municípios contemplados, que fornecem mão de obra e serviços. 

Selecionadas a partir de critérios que priorizam o atendimento ao maior número de agricultores familiares e o maior volume de escoamento, as estradas também estão sendo contempladas com outros serviços como limpeza de valas, patrolagem e instalação de saídas de águas pluviais. Todo esse trabalho de infraestrutura rural complementa as ações de recuperação da capacidade produtiva após a catástrofe climática de 2011 na Serra fluminense, região considerada a primeira no Estado em produção de folhosas e hortaliças, a terceira em termos de concentração da agricultura familiar, e a que possui a maior diversificação das atividades agroindustriais.

0 comentários:

Postar um comentário