Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

domingo, 7 de julho de 2013

Faleceu Mauro Barreto, um exemplo de pessoa

Mauro Barreto, homem alegre, simpático e bem disposto. Nasceu na década de 1920, tendo sempre morado em Bom Jardim, onde participou de muitas atividades importantes para a cidade, dentre as quais bailes e desfiles carnavalescos (fazendo muita gente feliz com seu tradicional traje de palhaço).

No carnaval, começou na “UNIÃO DA MOCIDADE“ e depois passou a membro ativo do "ABAFA", chegando a ser seu diretor social. 

Também foi integrante da Sociedade Musical Recreio Bonjardinense, onde foi percussionista por mais de 40 anos, só se "aposentando" da banda recentemente.

Durante muito tempo foi braço direito da Sra. Maria de Andrade Ferreira (a “dona Maria Parteira”), que ajudou a trazer ao mundo mais de 800 crianças de Bom Jardim.

Mauro Barreto no carnaval de 2012.
Trabalhou em farmácias até se aposentar, tendo atuado em Bom Jardim (farmácia do Mário Machado Nicoliello) e depois em Nova Friburgo.

No futebol, era conceituado massagista do Bom Jardim Esporte Clube, time em que atuou por várias décadas.

Em 1960 casou-se com Áurea Marques, com quem formou bela família. 

Mauro foi homenageado pela Câmara Municipal e também pelo Poder Executivo, tendo recebido a chave da cidade na abertura do carnaval da cidade nos últimos anos.

Ao longo da vida colecionou muitas informações sobre a terra que amava. Cartazes do Cine Bom Jardim e fotografias de times de futebol da cidade, que cuidadosamente guardava, cedeu para o Pró-Memória Manoel Erthal, recém-criado no Galpão Cultural. 
Mauro recebendo a chave da cidade das mãos do prefeito
Paulo Barros na abertura do Carnaval 2012.
Foto: ASCOM da PMBJ

Valiosas informações sobre a história da cidade (carnavais e seus blocos - o Abafa, principalmente - e bailes; a usina de café do Luiz Corrêa - atual Galpão Cultural; e o Bom Jardim Esporte Clube) foram  gravadas recentemente e transformadas e DVDs pelo Projeto Mídia Digital, na Secretaria Municipal de Cultura.

Estas breves palavras sintetizam apenas alguns poucos aspectos da vida da pessoa agradável, prestativa e de amplo sorriso, um exemplo de bom-jardinense, que nos deixou no dia de hoje. Certamente, muito mais haveria a destacar. 

O Portal Bom Jardim presta, assim, sua modesta homenagem ao amigo Mauro Barreto, pessoa que, diferentemente da imensa maioria, é insubstituível e, como tal, deixa uma lacuna nos corações dos muitos amigos que conquistou ao longo da vida. À família o nosso respeito, as condolências e a certeza de que Mauro Barreto não foi apenas mais um bom-jardinense: ele foi um dos mais importantes cidadãos bom-jardinenses, um exemplo a ser seguido pelas futuras gerações.

Marlon Antônio Rodrigues da Silva
-  Editor do Portal Bom Jardim -  

1 comentários:

Marcelle disse...

É verdade, homem muito alegre...tinha sempre uma piadinha pra tudo que falávamos. Alegria viva!!!! Saudades de um pai sempre presente, carinhoso e que demonstrava uma verdadeira vontade de viver...

Postar um comentário