Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sábado, 29 de junho de 2013

Agentes de Defesa Civil iniciam trabalho de prevenção em Bom Jardim



Desde o dia 24 de junho, os Agentes de Defesa Civil (ADC) das Unidades de Proteção Comunitária (UPC) de Bom Jardim iniciaram o trabalho de prevenção nas áreas consideradas de risco no município. Segundo a secretaria de estado de Defesa Civil (SEDEC), órgão responsável pela implementação e manutenção do projeto, inédito no país, o objetivo é ocupar, permanentemente, os locais que apresentam riscos geológico e hidrológico em Bom Jardim, reduzindo as ameaças provocadas pelas chuvas.

O projeto prevê a atuação dos agentes 24 horas por dia, recebendo alertas de risco, realizando treinamentos com moradores e, nos casos de enchentes ou desabamentos, ajudando na evacuação das casas. Já as duas UPCs do município encontram-se em processo de instalação, em São Miguel e Banquete.

Em março deste ano, a secretaria de estado de Defesa Civil (SEDEC) realizou o programa de capacitação dos 170 agentes comunitários de Defesa Civil, inclusive as oito de Bom Jardim. Na capacitação foram abordados temas, como história, política e sistema nacional de proteção e defesa civil; conceitos básicos de defesa civil/classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), ações de redução do risco de desastres; noções de meteorologia; percepção de risco geológico e hidrológico; plano de contingência da família. A Cruz Vermelha também atuou no programa ministrando noções de primeiros socorros e transporte de acidentados.

As UPCs funcionarão como ponto de apoio em módulos habitacionais, o sistema terá ligação direta, por telefone e por internet, com o Centro Estadual de Gestão de Desastres (Cestad) da Defesa Civil, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio. Dali, os agentes vão receber avisos meteorológicos e de riscos de catástrofes.

Fonte: ASCOM da PMBJ

0 comentários:

Postar um comentário