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terça-feira, 7 de maio de 2013

Floricultura da região serrana se profissionaliza para conquistar mercados

Padronização dos produtos orientados pelo Florescer aumentam competitividade

A classificação e padronização do produto que vai para o mercado é uma das ferramentas na qual o Rio de Janeiro está investindo para aumentar a competitividade da sua floricultura. Nesta segunda-feira (6/5), o programa Florescer, da Secretaria de Agricultura, inicia com os produtores de São Domingos, em Bom Jardim, e Vargem Alta, Nova Friburgo, trabalho de orientação para definir os critérios de padronização e qualidade das flores que vão para o mercado.

De acordo com a gerente do programa, Nazaré Dias, o objetivo é criar diferencial na formação de preço do produto, fortalecer a marca dos floricultores e suas regiões produtoras, criando uma linguagem única na cadeia produtiva.

Inicialmente, serão eleitas pelos produtores as principais espécies a receber em um primeiro momento a classificação. A tendência é que as rosas, crisântemos e alstromérias sejam as primeiras, tendo em vista o maior volume de comercialização dessas flores.

– A partir da adoção dos itens de padronização, as flores deverão apresentar o mesmo comprimento, espessura e peso das hastes, mesmo ponto de abertura dos botões e grau de maturação, entre outros. Critérios exigidos atualmente pelos mercados internacionais e nacionais – explicou Nazaré Dias.

A floricultura fluminense de clima temperado responde por 60% da demanda estadual.

– Há sete anos essa oferta ficava na casa dos 18%, sendo o mercado do Rio de Janeiro abastecido e liderado por flores de estados como Minas Gerais, São Paulo e até mesmo Manaus (orquídeas) – disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

Os produtores participarão de palestras educativas seguidas de trabalho de campo, que vai mensurar todos os atributos e suas tolerâncias para cada espécie. A estimativa é de que em um prazo de seis meses todos os produtores de flor no estado estejam adotando os critérios de classificação.

Um outro passo importante para abertura de novos canais de negócio foi dado no início do ano com a criação da marca e padronização da embalagem dos floricultores de Nova Friburgo, principal área de produção fluminense. Com o apoio da parceria do programa Rio Rural, Emater-Rio e Sebrae foi registrada a marca Afloralta e padronizada as embalagens para o atacado e varejo.

Fonte: Ascom da Secretaria de Agricultura

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