Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Oficina de fotografia em Bom Jardim

Ação faz parte do programa da Funarte Desafios Contemporâneos: 
Oficinas de Artes Visuais.
O Ponto de Cultura Rural se localiza em Santo Antônio, no Distrito de Barra Alegre.

O Ponto de Cultura Sobrado Cultural Rural, em Bom Jardim (RJ), recebe, entre os dias 8 e 19 de abril, a oficina Fotografia Artesanal: imagens do meu território, ministrada pelo artista e fotógrafo Claudio Paolino. Voltada para jovens com idade entre 13 e 16 anos, a atividade tem por objetivo desenvolver um processo educativo que permita ao participante aprender o processo de captura de imagens através da câmara escura; construir uma máquina fotográfica utilizando material do lixo que possa ser reaproveitado; e, ainda, registrar imagens das cidades do interior e do campo. A oficina faz parte do programa Desafios Contemporâneos: Oficinas de Artes Visuais, da Funarte, que visa a promover a reflexão sobre a prática das artes contemporâneas, por meio de conversas, encontros e oficinas, em vários estados brasileiros.

A proposta da oficina Fotografia Artesanal: imagens do meu território é contribuir para a formação de sujeitos críticos e conscientes; democratizar o acesso à produção de imagens; conscientizar sobre a importância do desenvolvimento sustentável; além de contribuir para a preservação da memória das cidades e do meio rural.

As temáticas dos Desafios Contemporâneos: Oficinas de Artes Visuais incluem movimentos, linguagens e pesquisas artísticas, nas mais variadas interpretações da arte, bem como dos valores a ela relacionados. O programa possibilita, na prática, o diálogo e a troca de conhecimentos no setor artístico, além de interligar diferentes atividades relacionadas ao setor. O projeto também estimula a formação de público e o reconhecimento e a valorização da diversidade dos valores culturais da arte brasileira. O objetivo dos cursos é contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e de meios de acesso cultural. Além disso, pretende-se, com as atividades, criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público.

Sobre o artista

Claudio Marcio Paolino cursa Educação Artística na UERJ. Possui publicações de seus trabalhos em vários jornais e revistas, entre eles: Jornal Bahia Cidadã; Jornal da Universidade de Illinois, nos EUA; Revista SEPE; Revista da UNE, Livro Candelária, da UFRJ, dentre outros. Participou da documentação e exposição fotográfica: Pós Chacina da Candelária, da CBDDCA; Caminhada dos 500 anos e Programa dos Povos Indígenas, da UERJ;Educação Pública e de Qualidade para todos, da SEPE; I e II Fórum Social Mundial, do IMAC. Realizou alguns documentários em vídeo, como: Caverna do Tempo; Museu Nacional; Prefeitura de Petrópolis; Fórum Social Mundial; Prêmio Beija Flor; Rio Voluntário; Rede Rio Criança. Professor de Fotografia e Laboratório do Centro Cultural do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, no ISERJ; do Centro Cultural Noel Rosa na Uerj; da Associação dos Técnicos do Tesouro Nacional e do Instituto de Imagem e Cidadania.

Oficina Fotografia Artesanal: imagens do meu território, com Claudio Paolino
Programa Desafios Contemporâneos: Oficinas de Artes Visuais

Local: Ponto de Cultura Sobrado Cultural Rural, em Bom Jardim (RJ)
Período: 8 a 19 de abril
Inscrições encerradas

Mais informações:
Centro de Artes Visuais – Funarte
Tel (21) 2279-8089

Fonte: Funarte

0 comentários:

Postar um comentário