Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

terça-feira, 19 de março de 2013

Região Serrana recebe Semana de Assessoria Contábil do Sistema OCB-Sescoop/RJ


A Semana de Assessoria Contábil na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro ocorreu nos dias 7 e 8 de março com a presença do Coordenador Contábil e Tributário do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Paulo Joaquim e com o apoio do representante do NAC Serrana, Alex Moreira. Na ocasião foram atendidas cinco cooperativas da região em quatro municípios diferentes: Nova Friburgo, Bom Jardim, Sumidouro e Carmo.
Inicialmente os atendimentos começaram pela Cooperativa Educacional Escola Fribourb, em Nova Friburgo, onde os representantes do Sistema foram recebidos pela presidente Esther Araújo e pelo contador Marcus Figueiredo. Na ocasião, foram tratados assuntos relativos ao Balanço Financeiro, bem como outras particularidades das cooperativas educacionais.

Em seguida foi a vez da Cooperativa de Prestadores de Serviço de Nova Friburgo, a Coopresenf, receber o evento. O presidente da Cooperativa, Almir Mendes e o diretor financeiro, Júlio Ferreira, acompanharam a reunião na qual foram discutidos, entre outros assuntos, a Lei 12.690 (das cooperativas de Trabalho) e as situações contábeis encontradas no Balanço Financeiro.

Encerrando o dia de atendimentos, os representantes do Sistema foram à cidade de Bom Jardim, onde visitaram a Cooperativa Educacional Eiduc, juntamente com a Consultora Ambiental, Renata Gaudio, que apresentou para a presidente da Cooperativa, Valéria Marques, o Projeto Socioambiental do Sescoop/RJ. No encontro, ficou agendado para o mês de abril o início dos trabalhos do Sistema na cooperativa, com palestra e oficina a serem realizadas pela consultora ambiental. Durante o encontro com o coordenador contábil foram discutidos assuntos pertinentes às cooperativas educacionais e os lançamentos e situações do Balanço Financeiro da cooperativa, que será apresentado na AGO aos sócios no final de março.

No dia seguinte, os atendimentos do Sistema começaram pela Cooperativa Agropecuária de Sumidouro, onde foram atendidos pelo gerente administrativo, Valdinei Santos, que disponibilizou toda a documentação contábil que será apresentada na AGO do final do mês para apreciação do coordenador contábil. Algumas ponderações e apontamentos foram feitos no intuito de auxiliar o bom entendimento dos participantes da AGO. As alterações sugeridas serão feitas a tempo da apresentação aos sócios.

Posteriormente, os colaboradores seguiram para a Cooperativa Agropecuária do Carmo, onde foram recepcionados pelo presidente, Francisco Câmara, e pelo contador, Flávio Dalcin. O coordenador contábil do Sistema disponibilizou para o contador da Coopcarmo as documentações relativas ao Balanço Financeiro e as Tributações da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Sistema OCB/Sescoop-RJ.

0 comentários:

Postar um comentário