Pesquise em todo o Portal Bom Jardim

sábado, 23 de março de 2013

Estado atual das obras na praça de São José

Mostruário dos pisos plásticos  intertravados que serão
instalados na praça.  Foto: Marlon A. Rodrigues da Silva.
Recuo em um dos canteiros onde será instalado um banco.
Foto: Marlon A.Rodrigues da Silva. 
A praça padre Sebastião Gastaldi, no centro de São José do Ribeirão, está sendo remodelada desde janeiro deste ano. A expectativa é de que as obras terminem até o início de maio.

Em entrevista exclusiva para o Portal Bom Jardim nesta terça-feira (19/03), Eder Pereira, um dos proprietários da empresa responsável pela obra, falou a respeito do projeto.
Um dos vários pontos alagados na área da praça.
Foto: Marlon A.Rodrigues da Silva.
Segundo Eder, materiais que serão instalados na praça poderão atrair mais turistas. É que serão produzidos a partir de garrafas PET remanufaturadas. É o caso, por exemplo, do piso da praça, que será feito com piso intertravado nesse material. Além de resistente, o piso é colorido e de instalação mais rápida que os tradicionais pisos de cimento, afirmou o empresário.

Também os bancos da praça, num total de 28, são feitos do material denominado "madeira plástica" (um composto de serragem de madeira e plásticos, além de outros materiais). Os bancos serão fixados ao chão com concreto e serão instalados em recuos nos canteiros dos jardins.

Canteiro arredondado ao lado do espaço onde será reinstalado
o parquinho infantil. Foto: Marlon A.Rodrigues da Silva.
Os canteiros sofrerão modificações: ficarão mais arredondados e com bordas mais baixas.

Um pergolado  feito com madeira plástica (semelhante ao que foi instalado no centro de Bom Jardim, na pracinha perto da antiga estação ferroviária) será instalado nas proximidades do parquinho infantil.

O projeto prevê, ainda, a reconstrução do parquinho infantil, com brinquedos novos e mais espaço.

O antigo banheiro público será totalmente demolido, voltando aquele espaço da praça a ter um formato semelhante ao que tinha antes daquela
Demolido (em parte) o espaço que era usado como depósito
e onde estavam instalados banheiros em péssimo estado.
Foto: Marlon A.Rodrigues da Silva.
construção.

O coreto não será alterado de forma significativa, recebendo pintura e limpeza, além de uma pequena melhoria na sua borda inferior.

Acerca da reclamação de que a obra estaria demorando muito, Eder explicou que um imprevisto tem dificultado os trabalhos: a água em excesso. Quando foi removida a antiga pavimentação, descobriu-se que o solo era muito úmido. Depois de sondagens feitas por técnicos, constatou-se que havia uma grande área (cerca de 500 m2) de terreno pantanoso. Além de dificultar a realização dos trabalhos no dia-a-dia, o excesso de umidade obrigou a um planejamento e posterior instalação de um sistema de
Restos de um dos postes destruídos em um acidente que também
danificou o padrão que fornecia energia elétrica para a praça.
Foto: Marlon A.Rodrigues da Silva.
drenagem.

Outros dois fatores têm contribuído para dificultar os trabalhos no local. Um deles é a chuva, que vez por outra obriga a suspensão de alguns trabalhos e torna o terreno ainda mais pantanoso. Outro fator, informado por Hélio, encarregado da obra, foi um acidente que derrubou postes e o padrão que fornecia energia elétrica para a praça. Quase duas semanas se passaram até a reconstrução do padrão e a religação do fornecimento de energia elétrica.

0 comentários:

Postar um comentário